Tênis novo no carnaval é um erro; confira outras dicas dos médicos

Veja como fazer para evitar da ruim na folia

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 17 de fevereiro de 2019 às 07:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Ah, o Carnaval! Dias de festa e alegria que podem se transformar em dores e mal-estar se alguns cuidados não forem adotados. Médicos ouvidos pelo CORREIO contaram que folião inteligente é aquele que respeita os próprios limites e age com moderação.

Basta se aproximar de um dos circuitos e logo alguém grita “Eu tenho cerveja três por R$ 5, venha pai”. Mais adiante tem vodca, rosca e até whisky, bebidas para todos os gostos e bolsos. Para o hepatologista do Hospital da Bahia, Vinicius Nunes, é aí que mora o perigo: muitas pessoas não sabem quando parar de beber e esquecem de se hidratar.

“O erro mais comum são as pessoas beberem além da conta. O álcool causa uma falsa sensação de hidratação, mas ele age como diurético. Ele inibe o hormônio que segura a água no corpo. Então, se você inibe a hidratação, elimina água através da urina e do suor, e não faz essa reposição, as chances de ter algum problema renal aumentam”, afirmou.

CLIQUE AQUI E VEJA GUIA COMPLETO PARA O CARNAVAL 2019 Metendo dança: folião elimina água através do suor (Foto: Arquivo CORREIO 2018) O especialista contou que a falta de água pode lesionar o rim, provocar insuficiência renal, dor de cabeça e muscular. Ele frisou que cada organismo tem suas exigências e que é preciso respeitar os próprios limites. “Mulheres e asiáticos, por exemplo, produzem menor quantidade de enzima e, por isso, o teor do álcool é potencializado nesses grupos”, contou.

Quem tem alguma doença hepática, ou faz uso de medicamentos, chás ou suplementos devem redobrar a atenção porque eles interferem no metabolismo do álcool. É melhor procurar um médico antes. Na prática, você pode ficar bêbado mais rápido ou ter algum problema de saúde. Bebidas alcóolicas inibem a hidratação; tem que beber água (Foto: Arquivo CORREIO 2018) Comer Além de comer água, os foliões precisam comer outras coisas. Quem consome álcool de barriga vazia fica mais vulnerável, daí, segundo Vinicius, a importância de estar bem nutrido. O professor de nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), João Paulo Mendes, concorda e contou que a má alimentação pode provocar diversos efeitos.

“Às vezes, a pessoa passa mal no dia seguinte e pensa que foi algo que comeu no circuito, quando na verdade pode ser efeito da feijoada ou da moqueca que ele ingeriu antes de ir para a festa. A digestão dessas comidas pesadas demora mais e somada a agitação da festa pode gerar uma indisposição gastrointestinal, por isso, é importante fazer refeições leves antes da folia”, afirmou. Baianas desfilam; é preciso se alimentar antes, durante e depois da festa (Foto: Arquivo CORREIO 2018) Como a maioria dos foliões sai do circuito no lixo, chegam em casa tarde e acordam por volta de meio-dia, na larica, o almoço acaba sendo a primeira refeição do dia. “Por isso, ele deve ser completo, com arroz, feijão, carne, e salada. É importante ter cuidado com a quantidade. Comer demais pode gerar energia, mas também dificulta a digestão”, contou.

A dica é aumentar a quantidade de frutas e verduras no prato nos próximos dias para reforçar os sais minerais no organismo e fortalecer a imunidade. Já durante o circuito, a orientação é equilibrar os carboidratos, proteínas e lipídios, e nunca, jamais comer o que não está habituado. Quando chegar em casa, a refeição também deve ser completa.

Se deu ruim e você está passando mal, procure um dos postos de saúde do circuito. No caso de excesso de bebida alcóolica, o que você precisa é de soro. Melhor manter a linha e não meter o louco. Bom humor é marca registrada no Carnaval (Foto: Arquivo CORREIO 2018) Energia A higiene é indispensável em qualquer situação. Seja no churrasquinho da tia ou na grande rede de fast food, se você desconfiou que o alimento não é de qualidade, pule fora. Ninguém merece uma dor de barriga no Carnaval. O cuidado que se tem com o estômago também precisa ser empregado nos olhos.

O oftalmologista da Clínica Colin, Marcos Vale, recomenda que os foliões usem óculos escuros com filtro ultravioleta e armações em policarbonato ou plásticas, porque as de metal apresentam mais riscos de acidente. O uso do colírio lubrificante também é importante.

“Os olhos ficam muitos expostos durante o Carnaval, por isso, é preciso o uso de óculos escuros e evitar o contato deles com a mão suja. Se durante a festa cair algo no olho, o folião deve usar água mineral para limpar o local e quando chegar em casa usar o colírio lubrificante. Eles são vendidos nas farmácias, a preços acessíveis”, contou.

Agora, caso aquela coceirinha não passe e os olhos apresentem vermelhidão, procure um dos postos de saúde do circuito para colocar colírio ou soro fisiológico. Nada de usar receitas caseiras. “O erro mais comum é a automedicação. Não resolve e ainda pode complicar o quadro”, contou Vale. Falta de hidratação é erro mais comum dos foliões (Foto: Arquivo CORREIO/ 2018) Cuidados Então, não invente de pingar suco de limão ou sumo de alguma folha nos olhos. Mas, se seu hábito não é de médico, mas de atletas, isso pode vim a calhar. Mais do que uma festa, o Carnaval é uma verdadeira maratona, por isso, o educador físico e professor da FTC, Alexandre Dortas, recomenda uma preparação antes da folia.

“Sempre optar por roupas leves e tênis confortável. Se você não tem o hábito de fazer atividade física, qualquer atividade que você iniciar com 20 dias antes da festa não vai gerar adaptação e vai provocar uma sobrecarga maior”, contou.

A recomendação é caminhar. A caminhada é uma atividade leve que pode ser feita nas semanas que antecedem a folia, como uma preparação. “Desde que não haja sobrecarga, porque o Carnaval já é desgastante”. Amigos se divertem no Campo Grande (Foto: Arquivo CORREIO 2018) Sabe aquele tênis paloso que você viu na vitrine? Não serve. A orientação é usar um calçado que já esteja adaptado ao seu pé. Agora, se você precisa mesmo de um sapato novo é melhor comprar logo e começar a usá-lo para amaciar o produto. Caso contrário, não fique surpreso se ainda durante a folia os calos e as bolhas aparecerem para também fazer a festa.

Tênis muito velhos também não são recomendados porque podem estar gastos demais. Se no dia seguinte, as pernas desobedecerem, coloque os pés para cima e use compressas de gelo. Isso ajuda na circulação e ameniza as dores. Anotou as orientações? Pronto. Agora, é só cair na folia e meter dança.

Hora da revisão: 

1. Faça um check-up para verificar se está tudo bem com o fígado e condicionamento físico.

2. Faça caminhadas leves semanas antes da folia, mas evite desgaste físico. A hora de malhar já passou, agora é só manter o ritmo.

3. Comece a amaciar o tênis que você vai usar no Carnaval, usando ele para caminhar e fazer passeios. Calçados novos ou muito velhos podem provocar dores nos pés.

4. Compre óculos escuro com filtro ultravioleta para proteger seus olhos do sol forte.

5. Escolha armações de policarbonato ou plástico. As metálicas podem provocar acidente.

6. Escolha roupas leves e arejadas para aproveitar a festa, e use protetor solar.

7. Faça refeições leves antes de sair, e beba água;

8. Não invente novidades, coma o que você já conhece e faça uma refeição completa.

9. Água mineral e água de coco são as melhores fontes de hidratação.

10. Conheça os seus limites e evite excessos. Tênis totalmente novo pode causar dores nos pés (Foto: Arquivo CORREIO 2018) 11. Se você queimou a largada, bebeu demais e está passando mal, procure um dos postos de saúde do circuito porque você precisa de soro. 

12. Quem não se hidrata fica bêbado mais rápido, tem ressaca no dia seguinte e pode desenvolver insuficiência renal. 

13. O álcool, a urina e o suor diminuem a hidratação do corpo. Beba água.

14. A alimentação ajuda a diminuir o teor de álcool no organismo, por isso, você precisa se alimentar, antes, durante e depois da festa.

15. Se você usou um tênis novo e está com calos e bolhas nos pés, coloque as pernas para o alto e use compressa de gelo. 

16. Aumente a ingestão de frutas e verduras antes da festa para reforçar a imunidade e a quantidade de sais minerais.

17. Se cair alguma coisa em seus olhos durante a festa use água mineral para limpar a região. Se o incômodo persistir, procure um médico.

18. Antes de dormir use colírio lubrificante para limpar os olhos.

19. Hora de dormir. O descanso evita ressaca e dá disposição para aproveitar o dia seguinte.

20. Se você acordar com enjoos e dores de cabeça e no corpo é porque não se hidratou nem se alimentou direito. Aprenda a lição.