Tentativa de censura de Trump provoca corrida por livro

Livro polêmico lançado ontem nos EUA esgotou nas livrarias e já teve a reedição antecipada por editora

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 13:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O jornalista Michael Wolff,  64 anos, afirmou na sexta-feira (6), durante entrevista, que a equipe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enxerga o homem que comanda o país mais poderoso do mundo como “uma criança mimada e o chama de idiota”.

Wolff é autor de Fire and Fury - Inside The Trump White House (Fogo e Fúria - Por dentro da Casa Branca de Trump, em tradução livre), controverso livro sobre o primeiro ano do presidente no comando dos EUA, lançado ontem, já esgotado e com reedição antecipada para atender à demanda.

A polêmica em torno do livro começou bem antes do lançamento, com Trump - e seu filho Donald Trump Jr. - usando o Twitter para dizer que tudo o que Wolff afirma na obra é mentira. Trump chegou a tentar impedir a publicação do livro, uma atitude paradoxal para o país que defende a liberdade de expressão.

O autor, no entanto, disse durante a entrevista ao programa Today, da emissora NBC, que Trump merece uma “caixa de chocolates” porque a celeuma que ele criou em torno do livro só fez com que as vendas aumentassem. Michael Wolff ressaltou ainda que “100%”dos assessores de Trump têm uma opinião negativa sobre ele, incluindo sua filha Ivanka e seu genro, Jared Kushner. “Todos dizem que ele é como uma criança mimada”, acrescentou.

Em outro trecho da entrevista, o autor ainda diz que para os assessores, Trump “é um imbecil, um idiota. Este homem não lê, não escuta, é como uma bola de fliperama, indo para todos os lados”, critica Wolff.

O jornalista afirmou ainda sentir-se bastante “confortável” com as informações publicadas em Fire and Fury  e revelou ter entrevistado Donaldo Trump durante a campanha presidencial. Trump, no entanto, twittou que “muitas vezes” rejeitou os pedidos de entrevista do jornalista.