Terminam inscrições para o programa jovem empreendedor

Capacitação tem duração de 17 meses

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 10:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O Programa Jovem Aprendiz Empreendedor abriu inscrições nesta quarta-feira (5) para 300 vagas. As inscrições, que começaram às 8h, foram encerradas às 9h15 com o preenchimento de todas as vagas.

As vagas são para que jovens entre 14 e 22 anos e seis meses sejam capacitados e encaminhados para desempenhar funções junto aos órgãos da administração pública municipal. O programa dura 17 meses e todos os participantes recebem bolsa mensal de R$ 477, o equivalente a metade de um salário mínimo.

Todo o processo de seleção conta com etapas que vão além da análise documental dos inscritos. Todos os jovens que atenderem aos pré-requisitos vão ser submetidos a entrevistas e dinâmicas em grupo realizadas por psicólogos. 

Depois de escolhidos, os jovens vão ser contratados como aprendizes, seguindo a determinação da Lei do Menor Aprendiz (nº 10.097/2000). 

O programa tem carga horária de 1.280 horas, distribuídas em 17 meses de atividades. No entanto, os dois primeiros meses se restringem a aulas dentro do próprio Parque Social e só depois os jovens vão ser encaminhados às funções junto aos órgãos da administração pública municipal.

Desde 2013, quando foi implantado pelo Parque Social, a ação já beneficiou e levou à inserção no mercado de trabalho cerca de 900 pessoas. A novidade deste ano é que a Prefeitura de Salvador, parceira da iniciativa, enquadrou o programa no rol de políticas públicas, a partir da criação da Lei 9.376/2018, que instituiu o Programa Municipal de Aprendizagem.