Termogênicos: conheça os alimentos que ajudam a emagrecer

Nutricionistas revelam se eles realmente funcionam, esclarecem os mitos e ensinam a melhor forma de consumir

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 13:32

- Atualizado há um ano

Se quando você pensa em dieta para emagrecimento foca logo em cortar deteminadas comidas, saiba que comer algumas coisas específicas, na verdade, pode até ajudar a perder peso. Milagre? Que nada! São os chamados termogênicos.

“Esses alimentos participam do processo de equilíbrio da temperatura interna do nosso corpo, estimulando um maior gasto calórico em todo processo de digestão, transporte e absorção”, explica o nutricionista Erico Ian, do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM). Gosta de chocolate? Segundo os nutricionistas, o cacau é um alimento termogênico (Fotos: Shutterstock/Reprodução) Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Esse aumento da temperatura corporal, mesmo com o corpo em repouso, se chama termogênese. Na prática, isso significa que o organismo precisa gastar energia para digerir essas substâncias, o que acaba acelerando o metabolismo.

“Associados a uma alimentação equilibrada, eles fazem com que o seu corpo trabalhe de forma acelerada e gaste mais energia, o que auxilia na queima de gordura”, acrescenta Erico. Ou seja: quanto maior o valor termogênico do alimento, maior é o gasto calórico para processá-lo. 

Além disso, o especialista revela que, além de termogênicas, essas substâncias têm muitos outros benefícios. “Melhoram a circulação sanguínea, estimulam a digestão, eliminam gases, auxiliam no tratamento de gripes, trazem sensação de saciedade e disposição”.

Mas, afinal, que alimentos são esses? E qual é a melhor forma de consumi-los?  A canela possui forte ação anti-oxidante e anti-inflamatória Foco neles Segundo a nutricionista Lara Gabriela, canela, guaraná em pó,  gengibre, café, chocolate, mostarda, pimentas, infusões de chá verde, branco, vermelho e preto são os principais alimentos termogênicos.

O ideal é consumir diariamente, porém, quantidades muito pequenas não apresentam resultados satisfatórios. “Salpicar a canela para enfeitar o prato não vai garantir o efeito termogênico dela. Mas as doses vão depender de características individuais, como peso, idade e rotina”, comenta Lara. O gengibre atua no aumento do gasto calórico e na resposta anti-inflamatória Outra dica da profissional para quem busca resultados satisfatórios com a ingestão desses alimentos é misturar. “Os nutrientes termogênicos podem agir em diferentes pontos da cascata termogênica. Quando associados, temos a ativação de mais de um ponto e, portanto, uma amplificação do efeito”.

Para quem não tem muita criatividade na cozinha ou não é muito fã dessas substâncias, uma boa alternativa é consumir os termogênicos através de cápsulas. Se ingeridos dessa forma, eles, inclusive, agem mais rapidamente.

“Encapsulados, costumam trazer resultados mais rápidos. No entanto, há maior risco também de efeito colateral. Por isso a necessidade de ser prescrito e contextualizado por um nutricionista. Por exemplo, a ingestão costuma ser recomendada para o dia e não à noite”, acrescenta Lara.  Além de termogênico, o café também é estimulante O bom de comê-los pela manhã, segundo a especialista, é que muitos termogênicos são, também, estimulantes. “Todo alimento estimulante é termogênico, mas nem todo termogênico é estimulante. Existem diferenças entre eles e isso confunde muito. Algumas pessoas acabam deixando de consumir determinados alimentos à noite, achando que terão prejuízo do sono”, explica.

O café, por exemplo, é termogênico e estimulante. Ou seja, o consumo no período noturno não é recomendado. Já a canela não é estimulante e pode ser consumida por todos a qualquer hora do dia. Quer receber no Whatsapp notícias das comidas mais gostosas de Salvador? Manda um zap para a gente com seu nome completo: 71 99978-8961 Se ligue A chave para a obtenção de bons resultados com os termogênicos é, justamente, o equilíbrio. Se consumidos só de vez em quando e em quantidades pequenas, não dão resultados. Porém, em casos de exagero, os efeitos colaterais podem ser sérios. 

De acordo com o nutricionista Thomas Araújo, do Núcleo de Pesquisas em Genômica Nutricional e Síndrome Metabólica (Genut),  quem tem hipertensão arterial sistêmica, a famosa pressão alta, precisa tomar cuidado. “Alguns alimentos, como guaraná em pó e café, são estimulantes e podem elevar a frequência cardíaca”.

Para Lara,  o alerta permanece até para as pessoas que não têm nenhum problema de saúde.

“Na nutrição, o excesso sempre é desnecessário. Como alguns nutrientes termogênicos também são estimulantes, isso pode gerar grande estímulo adrenérgico e trazer desconfortos como taquicardia, suor excessivo, falta de foco, hiperatividade, ansiedade e insônia”, adverte a especialista.

Deu vontade de incluir os termogênicos na rotina? Confira a receita abaixo e comece já!

Canela  Possui forte ação anti-oxidante e anti-inflamatória, colaborando para a prevenção de doenças degenerativas. Melhora a sensibilidade à insulina e ajuda no controle glicêmico.

Café Acelera o metabolismo, reduz a sensação de fadiga e inibe o sono, promovendo um estado de atenção.

Pimenta Pode aumentar o metabolismo em até 20%. Também melhora a circulação sanguínea.

Gengibre Atua no aumento do gasto calórico e na resposta anti-inflamatória. Pode ser usado em chás, temperos, sucos e caldos.

Guaraná em pó Proporciona mais energia, combatendo o cansaço físico e mental. Pode ser consumido com sucos, iogurte natural, vitaminas e até na salada de frutas. Receita | Bolo de caneca termogênicoPor Lara Gabriela (nutricionista)

Ingredientes 1 banana madura amassada; 3 colheres (sobremesa) de farelo de aveia; 1 colher (sobremesa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (sobremesa) de canela em pó; 1 ovo

Preparo Coloque todos os ingredientes em uma caneca e mexa. Leve ao micro-ondas por 2 minutos.

*Com orientação do editor Victor Villarpando  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: