Terremoto volta a atingir Taiwan; número de mortos sobe para 10

Sirenes foram acionadas para alertar as pessoas a saírem de seus edifícios

Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 11:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Dezenas de tremores secundários atingiram novamente Taiwan nesta quinta-feira (8). Equipes de emergência percorriam edifícios desmoronados em busca de sobreviventes de um forte terremoto que atingiu a popular cidade turística de Hua-lien. Dez pessoas morreram e 58 pessoas estão desaparecidas.

A litorânea Hua-lien foi atingida por um sismo de magnitude 6,4 pouco antes da meia-noite de terça-feira (6), que também feriu 265 pessoas. Quatro prédios desabaram, disseram autoridades, e 58 pessoas ainda estão desaparecidas.

Moradores aflitos suportaram mais de 200 tremores secundários, incluindo um terremoto de magnitude 5,7 no final da quarta-feira (7), e abalos menores no início desta quinta-feira. Tremores secundários com magnitude de ao menos 5,0 podem atingir a ilha ao longo da próxima quinzena, segundo o governo."Havia tremores secundários constantes, então realmente não ousei ficar em casa. A área ao redor da minha casa não está tão ruim, as casas estão bem, mas, por causa dos tremores secundários, realmente não quero ficar aqui", disse Yang Yantin, morador de Hualien.De acordo com informações do G1, uma testemunha disse que pessoas correram para fora de um prédio residencial e que agentes de resgate examinaram pilhas de escombros depois que mais um tremor secundário forte atingiu a cidade perto das 11h locais desta quinta-feira.

Sirenes foram acionadas para alertar as pessoas a saírem de seus edifícios, e também se ouviam cânticos de grupos budistas.

Inicialmente se temeu que até 150 pessoas tivessem desaparecido sob os destroços.

Acredita-se que muitos dos desaparecidos estejam presos em um prédio residencial de 12 andares inclinado a um ângulo de 45 graus. Inquilinos e seus móveis foram lançados através de seus apartamentos no prédio danificado. Mais de 600 soldados e 1,3 mil policiais foram mobilizados para ajudar os esforços de resgate.