![]() |
---|
(Foto: Alfredo Filho/Divulgação/SMS) |
Durante todo Carnaval na Bahia, já foram feitos cerca de seis mil testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Destes, 3,3 mil foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos postos do ‘Fique Sabendo’ e 2,7 mil pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em Salvador e Porto Seguro.
Nos postos do ‘Fique Sabendo’, foram submetidas ao procedimento 825 pessoas, com a realização de 3,3 mil testes, detectando 98 reagentes para sífilis, 21 para HIV, oito para hepatite B e três para hepatite C. Nos testes realizados pela Sesab, foram identificados 65 reagentes positivos, sendo oito confirmados para HIV, dois para hepatite B, três para hepatite C e 45 para sífilis. No total, foram registrados 29 casos de HIV. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, os casos de HIV/Aids cresceram 85% entre os jovens de 15 a 24 anos em todo o País.
Teste e tratamento
Os testes rápidos são feitos através de uma gota de sangue e o resultado sai em 20 minutos. Os pacientes que tiveram resultado positivo para sífilis já iniciam o tratamento no próprio circuito da festa. Os com outras DSTs são encaminhados para unidades do município para tratamento gratuito integral.
"Fazemos os testes e damos o aconselhamento. Em caso positivo, a pessoa atendida já sai com a consulta agendada. Sendo negativo, reforçamos a importância da prevenção", afirma a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Sesab, Maria Aparecida Rodrigues. A coordenadora ressalta ainda que testes rápidos para sífilis e hepatites B e C são de triagem, necessários exames confirmatórios.
De acordo com a SMS, nesse ano houve aumento dos homens na procura pela realização dos testes. Dos 825 usuários, até o último balanço divulgado nesta terça-feira (28), 525 foram do sexo masculino, quase o dobro da quantidade de mulheres que realizaram os exames. "Geralmente, quem procura nossos postos para fazer os testes rápidos para detecção das DSTs são mulheres. Mas esse ano os homens estão liderando a busca pelos exames, o que é muito positivo", explicou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.
Atendimento
Os postos do ‘Fique Sabendo’ estão instalados no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar, sempre das 10h às 21h, e em um módulo montado na Rua Dias D'Vila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô, das 10h às 22h.
![]() |
---|
Postos de atendimento ficam em Ondina e na Barra (Foto: Divulgação/Sesab) |
Na capital, os postos de testagem da Sesab foram montados em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Em Porto Seguro, foi instalado na Passarela do Descobrimento. Os postos funcionam até esta terça-feira (28), sempre das 17h às 2h.
Até o momento já foram distribuídas 700 mil unidades de preservativos pela prefeitura de Salvador.