Textos teatrais de Frantz Fanon são lançados no Brasil

Bate-papo online nesta segunda (20) marca o lançamento do livro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2020 às 05:50

. Crédito: .

Referência nos estudos  dos impactos psicológicos do racismo, o psiquiatra e filósofo da Martinica Frantz Fanon completaria 95 anos nesta segunda-feira (20). Para marcar a data, a editora Segundo Selo lança a tradução inédita, em português, das peças O Olho Se Afoga / Mãos Paralelas - Teatro Filosófico, ambas escritas por ele. 

O lançamento acontece num encontro virtual gratuito, às 19h, com o tema  Vida e a Obra de Fanon, através do link (Facebook.com/segundoselo). Os participantes do debate  são o poeta e professor Jorge Augusto; o tradutor da obra César Sobrinho; a diretora teatral Fernanda Júlia Onisajé, que assina a orelha;  e o cientista social Deivison Faustino, autor do livro A Disputa em Torno de Frantz Fanon: a Teoria Política em Torno dos Fanonismos Contemporâneos.

Fernanda Santiago, diretora da Segundo Selo, afirma que a tradução é uma tentativa de popularizar a obra de Fanon,  que ficou conhecido internacionalmente pela livro Pele Negra, Máscaras Brancas – fruto de uma tese de doutorado -  que aqui na Bahia ganhou uma versão para os palcos dirigida por Onisajé.

A Segundo Selo se dedica tanto à publicação de literatura como de teoria e crítica,  tendo como principal linha editorial os trabalhos que tenham a democracia,  a diversidade e os direitos humanos como princípios. O livro já está à venda no site editorasegundoselo.com.br,  por R$ 79,90. 

Nesta segunda (20), às 19, no Facebook.com/segundoselo.