Tia ensina sobrinho a respeitar baianos e vídeo viraliza na web; veja

Menino aprendeu sobre xenofobia e ficou surpreso ao descobrir que a avó é baiana

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 14:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em tempos de discussões sobre a importância da educação, um vídeo com uma lição paciente e amorosa de como quebrar estereótipos ganhou repercussão na internet. Na gravação, um garoto, morador de São Paulo, diz que baianos são 'estranhos e engraçados'. A tia dele resolve conversar sobre o assunto, e o menino fica surpreso ao descobrir que a avó dele também é natural da Bahia. O vídeo foi postado na página 'Estaremos Lá', no Facebook, no dia 7 de outubro, e em dois dias teve mais de 2,4 milhões de vizualizações.

A conversa começa quando ele diz para a tia para ela não sair de casa de touca porque vai parecer uma baiana. Ela pergunta 'o que é parecer uma baiana' e ele responde: "estranha e engraçada". "E se eu te falar que sua avó veio da Bahia?", pergunta a tia, deixando o menino sem resposta.

"Se a sua avó veio da Bahia, então você, teoricamente, também tem um pouco de baiano. Você também é estranho e engraçado. E agora?", continua a tia. Com vergonha, o menino começa a repensar o que disse, e termina o vídeo mandando um 'salve' para toda a Bahia. "Um beijo para os baianos. 'É nós'!", diz o pequeno paulistano.

[[publicidade]]

"Baiano é uma pessoa que nem você e eu, normal. Ela nasceu em outro estado, do mesmo país, mas nós somos absolutamente iguais. Então, a gente tem que prestar atenção no que a gente está falando porque a gente pode estar ofendendo alguém. Daqui pra frente vamos combinar um negócio: qualquer pessoa que vier de qualquer lugar que falar diferente da gente, a gente não vai zoar, porque não é legal", disse a tia.

"As crianças, às vezes, só reproduzem o que estão ouvindo. A chave é a educação", concluiu. Até as 14h30 desta segunda-feira (9), a gravação havia sido compartilhada por mais de 39 mil usuários e teve mais de 1,7 mil comentários, a grande maioria dele elogiando a iniciativa da jovem.