Time do Bahia de Feira recebe orientações de combate a incêndios

Atletas profissionais e da base tiveram treinamentos de prevenção de incêndio, primeiros socorros e controle de pânico

Publicado em 12 de março de 2019 às 17:08

- Atualizado há um ano

Líder isolado do Campeonato Baiano e a apenas um empate de chegar às semifinais do estadual em 2019, o Bahia de Feira passou por um dia que pode ser definido tanto como inusitado quanto válido. Isso porque nesta terça-feira (12) o clube abriu as portas da Arena Cajueiro para o Projeto Cidem (Congresso Internacional de Desastres em Massa), que realiza treinamentos de prevenção de incêndio, primeiros socorros e controle de pânico em emergência no estádio.   Jogadores profissionais e da divisão de base do clube participaram do treinamento, que foi dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. Os jogadores receberam orientações sobre o uso correto de aparelhos eletrônicos e como proceder em situações de pânico como desastres semelhantes ao incêndio do Ninho do Urubu, em que dez atletas da divisão de base do Flamengo morreram, em fevereiro, e da Boate Kiss, que matou 242 pessoas e feriu 680 outras numa discoteca da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em janeiro de 2013. Foram utilizados como exemplos do que deve ser evitado. 

Durante a primeira etapa, também foram explicados os cuidados que devem ser tomados com os feridos, bem como o tratamento correto para queimaduras e demais acidentes. Jogadores profissionais e de base do Bahia de Feira passaram por treinamento contra desastres (Foto: Divulgação/Bahia de Feira) Na hora da parte prática, os atletas aprenderam sobre o uso correto do extintor em foco de incêndio e foram realizadas três simulações. A primeira delas foi com os atletas da base: eles foram colocados dentro dos seus dormitórios para que fosse exercitado o controle de pânico durante a sua saída do local mediante sirene de alarme. 

Depois, foi a vez de todos os atletas participarem da segunda simulação, que visou alertá-los diante de situação de emergência e controle de pânico nas arquibancadas da Arena Cajueiro, realizando uma evacuação controlada até o Ponto de Encontro em uma área segura do estádio. 

Por fim, foi realizada uma simulação de atendimento de vítima de incêndio, que contou com a presença de uma viatura do exército e de peritos da Polícia Técnica, que falaram sobre a importância do isolamento do local do acidente.

Jogador da base do Bahia de Feira, Michel Alan, de 15 anos, afirmou que os ensinamentos adquiridos durante o treinamento serão levados para toda a vida."Foi algo muito importante para nós, que vivemos em alojamentos e locais fechados. Aprendemos que temos de manter a calma, agir com racionalidade, além de que pudemos assistir a demonstrações do uso do extintor de incêndio e do cuidado com queimaduras, tudo isso será levado adiante”, explicou. Segundo o Bahia de Feira, todas as simulações, incluindo o uso prático do extintor de incêndio, foram conduzidas por membros do Projeto Cidem e das instituições presentes no treinamento, como Exército, GBM e DPT. Atualmente, o Tremendão mantém 42 atletas das categorias de base e 22 jogadores profissionais alojados no Centro de Treinamento, estrutura que compreende a Arena Cajueiro, sede do time.

Pela classificação Dentro de campo, o Bahia de Feira só tem compromisso no próximo domingo (17), quando enfrenta a Juazeirense dentro do Adauto Moraes, em Juazeiro. Os donos da casa estão livres do risco de rebaixamento, mas também não possuem mais chances de classificação. 

O Bahia de Feira só fica de fora das semifinais caso perca e Vitória da Conquista, Vitória, Atlético de Alagoinhas e Bahia vençam seus jogos. Toda a rodada terá apito inicial às 16h.