Times terão nova chance de dar exemplo, o que não tem ocorrido

Brigas em campo têm sido frequentes nos últimos clássicos

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 1 de abril de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Edson, Kanu, Feijão, Yago, Renê Júnior, Alan Costa, Rhayner, Lucas Fonseca, Caíque, Fernando Miguel, Denílson, Rodrigo Becão... Essa bem que poderia ser uma lista de artilheiros em Ba-Vis, mas, infelizmente, não é. Os jogadores citados protagonizaram cenas lamentáveis nos clássicos disputados do ano passado pra cá, quando Salvador passou a figurar entre as capitais com jogos de torcida única nos estádios.

O Ba-Vi das 16h deste domingo (1º), na Fonte Nova, o primeiro da final do Campeonato Baiano, mais uma vez será disputado diante de apenas uma torcida. Somente tricolores verão de perto o time do coração. O mesmo acontecerá no jogo de volta, no domingo seguinte (8), exclusivo para rubro-negros no Barradão.

A recomendação do promotor de Justiça do Consumidor Olímpio Campinho Júnior, acatada pela FBF, é motivada pelas brigas que têm acontecido desde 2017 entre as torcidas nas proximidades dos estádios, mas chama atenção o mau exemplo exibido pelos times dentro de campo.

A concessão feita no dia 18 de fevereiro deste ano, data do único Ba-Vi da fase classificatória do estadual, quando o clássico teve a presença das duas torcidas, não tem data para ser repetida. Na ocasião, uma briga entre torcedores foi registrada na Baixa dos Sapateiros, rubro-negros foram flagrados atirando pedras no ônibus de torcedores do Bahia no lado de fora do Barradão, e ainda torcedores tricolores depredaram sanitários e derrubaram parte do alambrado do estádio.

E o que estava acontecendo dentro de campo? Troca de socos diante de mais de 18 mil espectadores. Kanu, Edson, Yago, Rhayner, Rodrigo Becão e Denílson não estarão em campo hoje porque se envolveram na briga e foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA). 

No ano passado, três dos sete Ba-Vis disputados registraram confusão dentro das quatro linhas, todos no mês de abril. O primeiro teve o retorno da torcida mista e muitos empurrões em campo. No segundo, tumulto até na porta dos vestiários. No terceiro, cenas fortes de briga entre os jogadores de Bahia e Vitória, além do técnico Argel Fucks.

Relembre, abaixo, os Ba-Vis realizados desde então:

9/4/2017 Bahia 1x2 Vitória (Campeonato Baiano) Os jogadores se envolveram em confusão duas vezes no primeiro tempo: quando Gabriel Xavier foi derrubado por Allione e quando Renê Júnior sofreu falta de André Lima. Porém, a situação foi controlada pela arbitragem. O clássico teve torcida mista na Fonte Nova, algo que não acontecia desde o antigo estádio.

27/4/2017 Vitória 2x1 Bahia (Copa do Nordeste) O Ba-Vi disputado no Barradão foi tenso. Os ânimos ficaram muito exaltados após a expulsão do atacante tricolor Gustavo. Até o volante Feijão, que estava no banco de reservas, se meteu. No intervalo e na porta dos vestiários, mais confusão. Devido a uma recomendação do Ministério Público, o jogo foi disputado com torcida única. Todos os outros de 2017 seriam assim.

30/4/2017 Bahia 2x0 Vitória (Copa do Nordeste) Cenas lamentáveis de briga foram registradas na Fonte Nova após o apito final, entre jogadores e comissão técnica de Bahia e Vitória. O volante Edson e o técnico Argel Fucks protagonizaram a confusão, que envolveu também o goleiro rubro-negro Caíque e o volante tricolor Feijão. Assessor de comunicação do Vitória aparta briga entre Feijão e Caíque em Ba-Vi no ano passado (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) 3/5/2017 Bahia 1x1 Vitória (Campeonato Baiano) O clássico não teve registro de brigas dentro das quatro linhas. O zagueiro Tiago abriu o placar para o Bahia e o lateral Armero marcou contra, empatando para o Vitória na Fonte Nova.

7/5/2017 Vitória 0x0 Bahia (Campeonato Baiano) Não houve briga dentro de campo no Ba-Vi que deu a taça do estadual para o Leão. Dessa vez, a rede não balançou.

2/7/2017 Vitória 0x0 Bahia (Brasileirão) O primeiro clássico do Campeonato Brasileiro do ano passado também não teve confusão, nem gol. 

22/10/2017 Bahia 2x1 Vitória (Brasileirão) A turma do “deixa disso” evitou o confronto. No fim do jogo, o volante tricolor Renê Júnior estava inconformado e precisou ser contido pelos colegas. Ele reclamou com o árbitro que teria sido chamado de macaco pelo atacante rubro-negro Tréllez.

18/2/2018 Vitória 0x3 Bahia (Campeonato Baiano) O Ministério Público cedeu e permitiu que o clássico tivesse a presença das duas torcidas, mas os jogadores deram mau exemplo e trocaram socos em campo após o tricolor Vinícius comemorar o gol diante da torcida do Vitória. Kanu, Yago, Denílson, Rhayner, Edson e Rodrigo Becão foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA) porque se envolveram ativamente na confusão. O jogo estava 1x1, mas foi encerrado aos 34 minutos do segundo tempo porque cinco jogadores do Vitória haviam sido expulsos. Com isso, o placar oficial ficou 3x0 para o Bahia.