Tiroteio entre policiais e criminosos termina com baiano morto no Rio

José Carlos vivia no Rio havia 17 anos e trabalhava como ambulante

Publicado em 21 de julho de 2018 às 21:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/TV Globo

O baiano José Carlos de Jesus de Almeida, de 45 anos, morreu e outros dois homens ficaram feridos durante um tiroteio entre policiais e criminosos na noite desta sexta-feira (20), em Manguinhos, na zona norte do Rio. O corpo foi liberado do IML central do Rio e encaminhado para Jequié, na Bahia, onde deverá ser enterrado neste domingo (22). José Carlos vivia no Rio havia 17 anos e trabalhava como ambulante. 

O tiroteio aconteceu na porta da casa do baiano, que fica em uma rua sem saída. Segundo a cunhada dele, Maria Joaquina Duarte, quando os tiros começaram ela correu para retirar as filhas de 4 e 5 anos e a sobrinha de 6 anos, filha de José Carlos, do carro. Ele não conseguiu se esconder e foi baleado quando tentava sair do veículo. "Ele chegou do trabalho e foi abastecer o carro. Horas antes já havia tido um tiroteio. Parou e logo em seguida ele, e as crianças, que são muito apegadas saíram. Da nossa casa até o posto de gasolina é a metros. Após isso, ele voltou. Do nada começou o tiroteio recomeçou e corri para tirar as crianças do carro. Quando ele ia saindo, ele tomou um tiro nas costas", disse ela ao jornal O Dia.

Tiroteio Segundo informações da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho, policiais faziam patrulhamento na Avenida Don Helder Câmara, quando desconfiaram de um veículo. No momento em que abordaram os ocupantes do automóvel, criminosos armados que estavam na favela de Manguinhos começaram a atirar contra os agentes que atuavam na rodovia. Os policiais revidaram os tiros, e houve confronto. Dois homens que passavam pelo local foram baleados. Um dos feridos foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manguinhos. A outra vítima, José Carlos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Um policial foi atingido por estilhaços e socorrido ao Hospital Geral de Bonsucesso, onde recebeu atendimento médico e foi liberado. Agentes da Delegacia de Homicídios (DH) foram acionados para realizar a perícia no local do tiroteio.