Tiroteio na Fazenda Grande do Retiro durou dois minutos: 'Foram muitos tiros'

Quatro bandidos tentaram assaltar um carro-forte

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 15:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Dois minutos. Parece pouco tempo, mas foi uma eternidade para quem estava na Rua Melo Morais Filho, na Fazenda Grande do Retiro, na manhã desta quinta-feira (31), quando quatro bandidos tentaram roubar um carro-forte que abastecia uma agência do Bradesco. Foi esse o tempo que durou a troca de tiros entre seguranças e criminosos - um deles levou um tiro de escopeta calibre 12 no peito e está internado.

A rua é uma avenida principal, onde funcionam bancos, lojas de roupas, restaurantes, bares e onde ambulantes vendem seus produtos em bancas montadas na rua. Justamente por isso, estava bastante movimentada por volta das 9h30, quando, o que era para ser uma manhã normal, se transformou em um dia de pânico.

A dona de casa Ana Cristina dos Santos, 41, saiu de casa para ir a uma farmácia, vizinha ao Bradesco, e acabou no meio do tiroteio."Foram muitos disparos. Na hora, nem olhei para trás, só corri. Só depois fiquei sabendo que era uma tentativa de assalto", contou. Quem também se assustou foi o ambulante Lucas Silva Pereira, 28, que tem uma barraca de frutas em frente à agência. Quando os tiros começaram, ele concluía uma venda para uma cliente."Estava de costas na hora que escutamos os tiros. Eu e a cliente corremos para a Fonte do Capim. Quando já havia descido metade da ladeira, foi que me dei conta que havia deixado minha banca sozinha. Mesmo assim, só voltei quando a polícia chegou", lembrou.Quatro homens encapuzados desceram de dois carros e atacaram o carro-forte quando os seguranças, que tinham acabado de chegar com malotes para abastecer os caixas eletrônicos do Bradesco, reagiram. Um dos criminosos levou um tiro no peito e foi socorrido para o Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras. Ele foi reconhecido pela roupa que usava e segue hospitalizado, custodiado na unidade médica.

De acordo com o major José Barros, comandante da 9° Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Pirajá), o bandido ainda não teve sua identidade revelada. Uma das armas usadas no crime foi apreendida."Apreendemos uma pistola usada pelo bandido que deu entrada no Eládio Lassere. Acredito que dificilmente ele sobreviverá, porque o segurança o baleou no peito com um tiro de escopeta calibre 12, uma arma de grosso calibre. Como estava encapuzado, ele foi reconhecido pela roupa", contou o major.Em nota, o Bradesco informou que "a agência encerrou o expediente para o público no horário normal de encerramento". Parte da fachada do banco, que era de vidro, ficou destruída. A instituição não revelou qual foi o prejuízo financeiro que teve após o crime.

Alvará de soltura foi encontrado em carro Os carros usados pelos bandidos foram localizados pela polícia. Um deles, um Fiat Doblô, foi abandonado no bairro de Bom Juá. "A informação inicial que temos é que o veículo tem placa clonada", informou o major José Barros. As informações sobre o segundo automóvel não foram divulgadas.

De acordo com o delegado Élvio Brandão, diretor do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), em um dos carros, a polícia encontrou um alvará de soltura, o que facilitou a identificação de um dos envolvidos na tentativa de assalto. 

“Sabemos quem é o criminoso. Infelizmente, eles ganham o direito da liberdade, mas continuam praticando crimes. Quem tiver mais informações pode repassar através do telefone 3235-0000”.

O crime Era por volta das 9h30, quando um carro-forte chegou para abastecer os terminais eletrônicos da agência Bradesco da Rua Melo Morais Filho. Poucos minutos depois, quatro homens encapuzados chegaram em dois carros e três dos bandidos abordaram um dos seguranças que segurava o malote - o quarto criminoso não participou da ação diretamente. "Foi quando o outro segurança, que já estava na parte interna do banco, disparou contra os marginais, ferindo um deles", detalhou o major. 

Quando um dos bandidos foi baleado no peito, eles entraram nos carros e fugiram. Levado para o Eládio Lasserre, o assaltante foi preso e uma das armas utilizadas foi apreendida.

Ainda de acordo com o major, rondas estão sendo realizadas para a captura dos outros envolvidos na tentativa de assalto. "Nosso Centro Integrado de Comunicação (Cicom) já acionou as guarnições. Além da 9ª CIPM, viaturas da Rondesp Baía de Todos-os-Santos estão na região realizando buscas", finalizou.