Tite convoca Seleção com Samir, Bruno Henrique e volta de Neymar

esportes
16.08.2019, 10:43:00
Atualizado: 16.08.2019, 11:42:31
Tite anuncia os convocados para amistosos (Lucas Figueiredo/CBF)

Tite convoca Seleção com Samir, Bruno Henrique e volta de Neymar

Brasil enfrentará Peru e Colômbia em setembro; surpresas também incluem Ivan, da Ponte Preta, e Jorge, do Santos

O técnico Tite anunciou, nesta sexta-feira (16), uma lista de convocados com novidades para amistosos diante de Colômbia e Peru, nos dias 6 e 10 de setembro, respectivamente, ambos nos Estados Unidos. O treinador, que chamou Neymar, apostou em caras novas como o zagueiro Samir, o lateral Jorge, os atacantes Bruno Henrique e Vinícius Júnior e o goleiro Ivan.

Além desses cinco jogadores e de Neymar, outras novidades em relação ao time que conquistou o título da Copa América são o goleiro Weverton e o meio-campista Fabinho. 

Neymar, em litígio com o Paris Saint-Germain e sem atuar desde o amistoso entre a seleção brasileira e a do Catar, em 5 de junho, quando sofreu lesão que impediu a sua participação na Copa América, foi convocado mesmo com o futuro incerto. "Um atleta do nível e da qualidade do Neymar, a seleção brasileira e eu enquanto técnico dela não vou prescindir nunca", argumentou Tite, ao explicar a convocação do camisa 10.

Outro jogador que também pode trocar de clube nas próximas semanas, mas também está na lista, é Philippe Coutinho, hoje no Barcelona.

A convocação foi a primeira da Seleção após a conquista da Copa América, com Tite começando a pensar nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Por isso, apresentou como novidades jogadores que até já estavam no seu radar, mas não tinham sido chamados para o torneio. 

Tite também precisou apostar em novidades por causa de desfalques. No gol, o titular Alisson está machucado. No ataque, Gabriel Jesus está suspenso por dois meses. E o treinador também optou por não chamar jogadores dos semifinalistas da Copa do Brasil - o Grêmio de Everton Cebolinha, Athletico-PR, Cruzeiro e Internacional -, pois os duelos de volta estão agendados para 4 de setembro. O primeiro duelo da final será no dia 11. 

O treinador indicou na convocação uma renovação gradual da Seleção, algo que vem tentando fazer desde o fim da Copa do Mundo da Rússia. Assim, jogadores mais rodados e que estiveram na Copa América perderam espaço. O zagueiro Miranda, o volante Fernandinho e o atacante Willian, que só foi chamado para a competição continental após corte de Neymar, ficaram de fora da relação. E isso abriu espaço para nomes como Samir, zagueiro da Udinese, e Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid. 

Com a ausência de Alisson, Ederson será o goleiro titular. E os suplentes são de clubes do país, ainda mais que Neto, recém-contratado pelo Barcelona, sofreu fratura na mão esquerda e não pôde ser convocado. Agora Tite apostou em Weverton, do Palmeiras, e Ivan, da Ponte Preta.

Ivan tem 22 anos e foi titular da seleção olímpica no título do Torneio de Toulon, na França, em junho. É dono da posição na Ponte Preta desde 2018. Com ele, Tite mantém a conduta de convocar um jovem para ser o terceiro goleiro. "Estou chamando Ivan dentro da ótica dos amistosos de usar atletas mais jovens para se consolidar, trazer bons atletas jovens no sentido de formação, de crescimento", explicou o treinador.

Outros jogadores que atuam no Brasil também foram chamados, casos do lateral-esquerdo Jorge, do Santos, e do atacante Bruno Henrique, do Flamengo. 

Antes da convocação, o coordenador de seleções Juninho Paulista anunciou que o ex-jogador César Sampaio será o auxiliar técnico pontual da equipe nesses compromissos nos Estados Unidos. 

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras) e Ivan (Ponte Preta).
Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Alex Sandro (Juventus), Fagner (Corinthians) e Jorge (Santos).
Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Samir (Udinese) e Éder Militão (Real Madrid). 
Meio-campistas: Allan (Napoli), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Philippe Coutinho (Barcelona), Arthur (Barcelona) e Lucas Paquetá (Milan).
Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain), Roberto Firmino (Liverpool), Richarlison (Everton), Vinícius Júnior (Real Madrid), David Neres (Ajax) e Bruno Henrique (Flamengo).


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esposa-de-ex-jogador-cantora-morre-apos-complicacoes-em-lipoaspiracao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-da-terceira-temporada-de-the-crown/
A nova temporada irá focar no período da Guerra Fria, entre 1964 e 1977
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-passa-mal-apos-incendio-em-predio-de-brotas-veja-video/
Mulher foi atendida pelo Samu; causa do incêndio é desconhecida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marinheiro-salvou-filho-durante-incendio-em-lancha-na-baia-de-todos-os-santos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-armado-invade-shopping-de-salvador-e-assusta-clientes/
Ele é suspeito de praticar assaltos em uma passarela perto do estabelecimento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais