Tite evita euforia no 3x0 e exalta 'casca grossa' contra críticas

"Se eu estou desequilibrado, os garotos entram numa pressão e não produzem", falou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2019 às 14:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Depois de a seleção brasileira encerrar um jejum de cinco jogos sem vitórias, o técnico Tite evitou exibir euforia com o placar de 3 a 0 conquistado diante da Coreia do Sul, nesta terça-feira (19), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Porém, exaltou a atuação da equipe nacional e também aproveitou o triunfo para lembrar que precisou ter "casca grossa" para saber absorver as críticas que vinha recebendo.

O comandante deixou claro que ainda está decepcionado pelo fato de o Brasil ter sido derrotado por 1 a 0 pela Argentina, na última sexta-feira (15), em Riad, na Arábia Saudita, onde a seleção completou cinco partidas sem vencer. Antes, acumulou empates com Colômbia, Senegal e Nigéria e ainda foi derrotado pelo Peru. Esta sequência ruim começou depois da conquista do título da Copa América, em julho, em solo brasileiro."Minha expectativa era de melhores resultados. De performance, alternada. A gente teve infelicidade de quando estava melhor. A gente estava dominando o jogo, tivemos duas ou três oportunidades de marcar contra a Argentina, não fizemos e tomamos. Jogo assim te massacra, foi duro", afirmou Tite, em entrevista coletiva, na qual em seguida comentou sobre a necessidade de se manter forte e não deixar com que o seu abatimento com as derrotas anteriores transpareça e tenha impacto negativo para os seus comandados."Me incomoda em alto nível a gente não ter (um bom futebol). Eu falei que não estava satisfeito com o resultado, mas tem que ser duro, casca grossa. Se eu estou desequilibrado, não tenho a experiência que tenho, os garotos entram numa pressão desgraçada e não produzem", enfatizou o treinador, que evitou qualificar o seu sentimento com o triunfo desta terça-feira como de alívio, ponderando que a instabilidade da seleção se deve também ao "processo de construção" da atual equipe."Não sei se é o termo (aliviado). Mas (o resultado) me deixa feliz, ainda mais com desempenho. Usaram o termo suficiente (para analisar o futebol jogado pela seleção brasileira para vencer), mas para mim é mais do que isso, é bom. Fizemos o terceiro gol trocando 48 passes. É pouco, foi uma vitória só, eu sei que é pouco, queríamos ter melhor resultado, mas (a equipe) vai se construindo", completou.A boa qualidade do gramado no Estádio Mohammed Bin Zayed também foi apontada por Tite e pelo ex-jogador Cesar Sampaio, seu auxiliar pontual nestes últimos amistosos da seleção, como um fator importante para o Brasil conseguir desenvolver um bom futebol nesta terça-feira (19).

Em alguns dos últimos amistosos, como por exemplo na derrota por 1 a 0 para o Peru sofrida nos Estados Unidos, a condição do campo foi criticada por alguns atletas e pela comissão técnica da seleção.

"O que eu mais prejudica é a qualidade do gramado, em outros jogos você pode dizer que é o fuso horário (como por exemplo nas partidas contra Nigéria e Senegal em Cingapura). Eu lembro que tinha que tomar café toda a hora para elevar o meu nível de concentração. Mas o que mais prejudica é a qualidade do gramado. E quando tu entra no gramado como o de hoje, tu diz: 'Pô, hoje o time vai jogar'", disse Tite.

"Para você construir bem, você precisa de um bom gramado e uma boa condição de jogo. A gente não fica falando isso porque podem dizer que é 'muleta', desculpa, mas basta ver o futebol que o Coutinho jogou hoje, que é apenas um exemplo, mas que conseguiu desenvolver seu futebol com toda a leveza e habilidade que tem", completou Sampaio.