Tite rejeita favoritismo e comenta jejum de Gabriel Jesus

Técnico admitiu que tem perdido o sono durante o Mundial

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 27 de junho de 2018 às 18:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Patrik STOLLARZ/AFP

Quando o assunto é Copa do Mundo, não tem jeito: os holofotes se voltam para a Seleção Brasileira, sempre apontada como favorita ao título. Com a eliminação da atual campeã, Alemanha, o assunto voltou à tona mais uma vez, mas o técnico Tite dispensa a alcunha.

“Isso de favoritismo é expectativa. A gente não vive de expectativa, vive de realidade. De equipe que mentalmente suporta pressão, equilibrada, que tem peças de reposição para momentos importante. O Marcelo se machucou com dois minutos de jogo. Tem que ter uma equipe forte. Se não tiver essa preparação toda dos atletas, seguramente não teríamos esse desempenho. Essa situação é de vocês, de apostadores, mas não a nossa. A nossa é de busca de crescimento", avaliou o técnico, que diz compreender a fama dada ao Brasil

"Essa equipe criou expectativa alta porque arrebentou durante toda a fase de classififcação, nos amistosos e nos amistosos recentes. Só que ela vem para um Mundial, onde é um novo ciclo, um novo formato. Queria que arrebentasse como arrebentou no segundo tempo contra a Croácia, Áustria. Mas o Mundial tem uma característica diferente", explicou o técnico.

Por falar na força da sua equipe, Tite aproveitou para elogiar um jogador em especial: Gabriel Jesus. Ainda sem marcar nenhum gol na Copa da Rússia, o atacante vem sofrendo com pressão e cobranças por parte da torcida, mas, segundo o técnico, tem acumulado boas atuações no Mundial.

“Artilheiro vive de fazer grande jogo. Por vezes a bola terminal surge para ele. Por vezes, uma bola parada que o Thiago faz. Futebol é assim. Essas coisas que nos fazem refletir, pensar. Ele tem essa condição. Uma das coisas que mais doi é deixar jogador de qualidade fora. O Firmino. Foi a equipe que mais propôs jogar contra nós, a Sérvia. Foram mais do que dois terços de domínio e de controle. A agressividade da Sérvia foi pela qualidade dela, ela tem jogadores técnicos e de imposição física", analisa Tite.

Mas não foi só o menino Jesus que foi defendido pelo comandante da maior campeã mundial da história. Defensor do seu elenco, Tite admitiu que um dos diferenciais do Brasil na busca pelo hexa é a união do seu grupo. Isso, no entanto, não torna as coisas fáceis. Segundo o treinador, a Copa do Mundo tem tirado seu sono em diversos momentos. "É um desafio muito grande. É o vigésimo quarto jogo. É muito pouco. Van Basten, quando nos reunimos, ele fez uma observação que é própria do atleta. Ele ia sugerir que cada convocação, ficassem quatro jogos com o técnico. Fui parabenizá-lo. Se fossem três, já ia ajudar um monte, porque tu tem tempo de conhecer o atleta, tempo de treinamento, de estabelecer links. Consegue estabelecer equipe e também as mudanças dela. Ideia de futebol equilibrado. É desafiador. Em muitos momentos não dormi", revela ele, que já adiantou: vai dormir tranquilão após a classificação para as oitavas de final.

“Estou em paz. Vou tomar caipira hoje, eu vou, eu me permito (risos). A gente trabalha um pouquinho com o fiel da balança. Copa do Mundo são relações humanas, e eu tenho que sentir como se estabelecem o vestiário, os atletas, a alegria, o orgulho. Se está pilhado, joga para menos. Se tá pouco, jogo para mais. O estágio evolutivo da equipe... Tem mais a crescer. Está dentro do que buscamos, vem crescendo, mas a busca é padrão igual para melhor”, completou.

Até o momento, a Seleção Brasileira fez três jogos na Rússia. Empatou com a Suíça na estreia, em 1x1, e depois venceu Costa Rica e Sérvia, ambas por 2x0. A campanha fez com que a equipe avançasse às oitavas de final na primeira posição do Grupo E, com sete pontos. O próximo adversário será o México, em jogo que acontecerá segunda-feira (2), às 11h, em Samara.