TJ-BA elege novo presidente e mesa diretora nesta quinta (16); veja candidatos

Vencedores vão comandar a corte entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2020

Publicado em 15 de novembro de 2017 às 14:20

- Atualizado há um ano

O Tribunal de Justiça da Bahia elegerá nesta quinta-feira (16) os integrantes da nova mesa para a gestão administrativa no período de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2020.  A eleição é feita pelos 59 desembargadores do Tribunal de Justiça aptos a votar. Eles vão eleger, a partir das 8h30, o presidente, o 1º vice e o 2º vice-presidentes da Corte; o corregedor-geral da Justiça da Bahia; e o corregedor das comarcas do interior. A coluna Satélite informou que existe a possibilidade de haver segundo turno. 

Para os cargos de presidente, 1º vice-presidente e 2º vice-presidente será eleito o desembargador que obtiver a maioria absoluta dos votos, realizando-se nova votação entre os dois mais votados se nenhum alcançar os votos exigidos. Para o cargo de corregedores, caso haja empate, será considerado eleito o desembargador mais antigo na carreira. 

A eleição será realizada em votação secreta, relativamente a cada um dos cargos, seguindo a ordem: presidente, vice-presidentes e corregedores, que serão eleitos por dois anos, vedada a reeleição.

A atual presidente do TJ-BA é a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que tomou posse em fevereiro de 2016 para o biênio até 2018. Na ocasião também foram empossados para a mesa diretora do Tribunal as desembargadoras Maria da Purificação da Silva, como 1º vice-presidente, e Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, na 2ª vice-Presidência. Osvaldo de Almeida Bonfim assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça, enquanto a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende assumiu a Corregedoria das Comarcas do Interior.

Veja abaixo os nomes dos candidatos por cargo para o biênio 2018/2020:

Para a Presidência, foram homologadas as candidaturas, obedecendo-se a lista de antiguidade, dos desembargadores: 1. José Olegário Monção Caldas 2. Rosita Falcão de Almeida Maia 3. Lourival Almeida Trindade 4. José Cícero Landin Neto 5. Gesivaldo Nascimento Britto.

Para 1ª Vice-Presidência, as candidaturas dos desembargadores: 1. Maria da Graça Osório Pimentel Leal 2. Carlos Roberto Santos Araújo 3. Augusto de Lima Bispo 4. Osvaldo de Almeida Bomfim 5. Maurício Kertzman Szporer.

Para a 2ª Vice-Presidência, os desembargadores: 1. Maria da Graça Osório Pimentel Leal 2. Carlos Roberto Santos Araújo 3. Osvaldo de Almeida Bomfim 4. Maurício Kertzman Szporer 5. Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo;

Para a Corregedoria Geral da Justiça, os desembargadores: 1. Maria da Graça Osório Pimentel Leal 2. Carlos Roberto Santos Araújo 3. Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos 4. Maurício Kertzman Szporer 5. Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo;

Para a Corregedoria das Comarcas do Interior, os desembargadores: 1. Maria da Graça Osório Pimentel Leal 2. Carlos Roberto Santos Araújo 3. Jefferson Alves de Assis 4. Emílio Salomão Pinto Resedá 5. Osvaldo de Almeida Bomfim