TNT reprova comentários de Rubens Ewald Filho no Oscar; crítico se desculpa

Ewald chamou a atriz transexual Daniela Vega de 'rapaz' e a atriz Frances McDormand de 'feia'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de março de 2018 às 09:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A TNT, emissora que transmitiu ao vivo a cerimônia do Oscar no domingo (4), emitiu um comunicado após uma forte reação da internet a alguns comentários do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que participou da transmissão como comentarista.

"Essa moça na verdade é um rapaz", disse Ewald se referindo a atriz transexual Daniela Vega, que fez história ao ser a primeira trans a participar da cerimônia como apresentadora.

A chilena introduziu a performance da canção  Mistery of Love, trilha sonora do filme Me Chame Pelo Seu Nome. Ela também é a protagonista de Uma Mulher Fantástica, premiado como o melhor filme estrangeiro.

"A TNT repudia toda ação e/ou" manifestação preconceituosa de qualquer natureza [...] Alinhado a esse propósito, a direção da TNT já conversou com o comentarista Rubens Ewald Filho para evitar que episódios como os comentários durante a transmissão do Oscar no último domingo se repitam", diz um trecho do comunicado divulgado.

Antes, a emissora reagiu em tempo real em suas redes sociais. "Sim, a Daniela Vega é uma mulher. E que mulher", diz uma publicação no Twitter do canal pago feita durante a cerimônia, porém, sem citar o nome de Rubens. Outro comentário de Rubens Ewald Filho que incomodou bastante quem acompanhava a cerimônia no domingo foi sobre Frances McDormand, que levou para casa o Oscar de melhor atriz por seu papel em "Três Anúncios Para Um Crime" e fez o discurso mais comentado da noite: "Eu acho interessante que essa senhora não é bonita, deu um show de bebedeira no Globo de Ouro e, de repente, o filme é um sucesso", disse o crítico de cinema na transmissão ao vivo do Oscar.

Ewald Filho preferiu se posicionar junto com a emissora com a qual mantém uma parceria de vários anos. "Rubens se desculpa pelos termos que possam ter ofendido ou provocado mal-estar. Em nenhum momento houve a intenção de endossar qualquer posicionamento preconceituoso", diz outro trecho do comunicado.

Na internet, muitas pessoas classificaram os comentários do crítico como misóginos, machistas e tranfóbicos. Alguns internautas chegaram a exigir o afastamento dele de futuras transmissões. Sobre isso, a emissora diz que tomará uma decisão "nas próximas semanas”.