Todos os Paulos do Mundo faz homenagem a Paulo José

Documentário reverencia ator que esteve em clássicos como Todas as Mulheres do Mundo e O Padre e a Moça

Publicado em 10 de maio de 2018 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Poucos atores brasileiros têm a qualidade de Paulo José. E uma quantidade ainda menor de atores esteve em filmes importantes como ele, que começou a carreira com um clássico: O Padre e a Moça (1966). Na mesma década, estrelou outros dois filmes que marcaram a história do cinema brasileiro: Todas as Mulheres do Mundo (1966) e Macunaíma (1969).

Só esses três longas já seriam suficientes para render o documentário Todos os Paulos do Mundo, da dupla Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro. Mas Paulo José faria mais nos anos seguintes.  Na década de 1970, aproximou-se do público infanto-juvenil, em Shazan, Xerife & Cia. Na década de 1980, esteve em Eles Não Usam Black-Tie, outro clássico. Na TV, brilhou na série O Tempo e o Vento (1985), que também dirigiu.

E as gerações mais recentes o conheceram em ótimos filmes, como Saneamento Básico (2007) e, mais recentemente, O Palhaço (2011), e Quincas Berro D’Água (2010). Todos Paulos do Mundo, que reúne apenas imagens de arquivo, é, além de uma homenagem ao ator de 81 anos, um resumo da história do cinema brasileiro.

Horários de exibição Espaço Itaú Glauber Rocha  Sala 3: 20h (exceto quinta) (sessão vitrine = R$ 12/R$ 6)