Top of Mind premia 40 marcas mais lembradas pelos soteropolitanos

Cerimônia será realizada no próximo dia 6 de abril, na Casa do Comércio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

Há marcas que não saem da cabeça e estão literalmente na boca do povo. Com a pergunta: “Quando falamos em determinado segmento, qual a marca/empresa você lembra em primeiro lugar?”, o Top of Mind ouviu dos soteropolitanos as marcas mais lembradas no ano passado.O Top of Mind, que em 2017 repete parceria com o CORREIO, chega à sua 22ª edição e premia, no próximo dia 6 de abril, às 19h30, na Casa do Comércio, 40 empresas, de 39 segmentos que mais apareceram nas respostas dadas pelos entrevistados. A metodologia tem o objetivo de aferir as marcas que estão na mente do consumidor. “É um prêmio sério que não visa gratuidade. Os empresários, ao consultarem os dados, podem checar o posicionamento no mercado local e pensar em estratégias  para determinados pontos da cidade. Funcionamos como balizador do mercado”, explica o organizador do prêmio, Ênio Carvalho, que é sócio-diretor da empresa Marketing Consultoria, Ideias e Resultados. Como na edição anterior, o CORREIO irá veicular no dia 6 de abril um caderno especial com um perfil completo das marcas mais lembradas. “Vamos oferecer apoio editorial nos meios impresso e digital para que todos tenham a oportunidade de conhecer melhor as empresas que investiram em suas marcas e no relacionamento com os seus clientes”, destaca Roberto Gazzi, diretor-executivo do jornal. 

Relação diretaA 22ª edição terá como sede a Casa do Comércio, prédio que abriga a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o presidente da entidade, Carlos de Souza Andrade, destacou a importância da iniciativa:  “O prêmio TOP Of Mind tem relação direta com o nosso segmento.

A maioria das empresas premiadas são do comércio de bens e do setor de serviços. Além disso, é uma premiação tradicional e reconhecida no mercado baiano”.A pesquisa foi feita pela Dataqualy, em duas etapas, entre  novembro e dezembro de 2016. No total, foram ouvidas 1.224 pessoas, distribuídas por cotas proporcionais ao sexo, idade e classe sócio-econômica. A  margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

Entre as marcas mais lembradas, a Ortobom, fabricante de colchões, ocupa o topo da lista com 81,5% das menções em sua categoria. Em seguida surgem Brasilgás (revendedora de gás), com 77,3%; Oi (operadora de telefonia), com 43,5%; Ricardo Eletro (loja de eletrodomésticos), 33,7%; e Bompreco (supermercados), com 33,5%. Dos destaques da atual lista de premiados, Carvalho pontua a ausência do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi).  “A ausência do Iguatemi foi a mais sentida. A marca ganhou todas as edições, desde que entrou, e, neste ano, perdeu para o Salvador Shopping”, disse Carvalho. “Além disso, entraram novas marcas na lista, como a Tenda, a clínica de olhos Santa Luzia e a academia de ginástica Well”, complementa o organizador do prêmio.AtualO superintendente do Shopping Salvador, Henrique Medeiros, diz que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho feito pelo centro de compras. “Nós enfatizamos muito a questão do ‘ser diferente’. ‘Diferente pra você’ é um slogan que já tem dez anos, mas continua atual. O Top of Mind é a confirmação de que nossos públicos interno e externo reconhecem a qualidade do nosso trabalho. Isso também significa que daqui para a frente teremos uma responsabilidade ainda maior para nos mantermos à frente dos nossos concorrentes”.

Outra marca estreante na lista é a construtora Tenda. “A qualidade de nossos produtos e o compromisso com o cliente, desde a entrega dentro do prazo até o pós-venda, trouxeram o reconhecimento para a marca em Salvador”, afirma o gerente de Vendas e Marketing da Tenda, Tarcisio Diniz de Almeida. Das marcas recordistas da lista se destacam, ainda, na categoria de Gás de cozinha: Brasilgás, que apareceu 19 vezes; em Supermercado, a marca Bompreço acumula 18 prêmios; em Loja de Autopeças, o Baratão tem 17 premiações; e, em Marca de Colchões, a Ortobom tem 14 vitórias.

Confira a lista com todos os premiados

1. Academia de Ginástica - Well 

2. Agência de Viagens - CVC

3. Banco - Bradesco

4. Cemitério - Jardim da Saudade

5. Clínica de Imagem - Delfin 

6. Clínica de Olhos - Santa Luzia

7. Construtora de Casas e Apartamentos - Tenda

8. Copiadora - Copyart 

9. Curso de Língua Estrangeira - CCAA

10. Delicatessen e Padaria - Perini

11. Empresa de Táxi - Teletáxi

12. Empresa que vende Alimentos em Atacado - Atacadão

13. Empresa que vende Eletro e Eletrodoméstico - Ricardo Eletro

14. Escola Particular - Colégio Anchieta

15. Faculdade particular de Ensino a Distância - Unijorge

16. Gás de Cozinha - Brasilgás

17. Grande Shopping - Salvador Shopping 

18. Hospital Particular - São Rafael

19. Laboratório de Análises Clínicas - Labchecap

20. Livraria - Saraiva

21. Loja de Autopeças - O Baratão 

22. Loja de Calçados - Borges Calçados

23. Loja de Decoração - Tok Stok

24. Loja de Material de Construção - Comercial Ramos 

25. Loja de Tortas, Bolos e Doces - Doces Sonhos 

26. Marca de Colchões - Ortobom

27. Motel - Del Rey/ Decameron

28. Operadora de Telefonia Celular - Oi

29. Ótica - Ótica da Gente

30. Pizzaria - Pizza Hut 

31. Restaurante de Alto Padrão -  Boi Preto 

32. Revenda de Carros Seminovos - Localiza 

33. Revenda de Motos - Motopema 

34. Revenda Fiat - Fiori 

35. Revenda Ford - Indiana 

36. Revenda GM - Grande Bahia 

37. Revenda Volks - Sanave 

38. Supermercados - Bompreço 

39. Universidade Particular de Graduação e Pós Graduação - Unijorge