Torcida Brasil Olodum agita o Pelourinho nesta quarta (27)

Concentração começa às ​14h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2018 às 16:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Magali Moraes​/Divulgação
. por Foto: Magali Moraes​/Divulgação

Os tambores do Olodum animam a torcida brasileira no Pelourinho nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, em mais um jogo da Seleção na Rússia. A concentração acontecerá no Largo do Pelourinho. O Olodum é considerado o "pé de coelho" do time e tem uma forte ligação com a Seleção Brasileira em todas as Copas.  E para mais um desafio, a promessa é de muita energia positiva para a equipe verde e amarela com as batidas dos seus tambores marcantes, símbolos de sorte e confiança.

Para o cantor do Olodum, Mateus Vidal, a música de trabalho da banda reflete o momento de mudança que o Brasil vem passando, além de retratar a alegria de motivar a torcida do país. ​O repertório está pronto. E um dos destaques é a canção “Samba, Futebol e Alegria" que retrata três paixões brasileiras e está sendo um verdadeiro grito de guerra. Interpretada por Mateus Vidal, também autor, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz. O Olodum tem suas raízes fincadas no Pelourinho, coração do Centro Histórico de Salvador, e é uma das maiores bandas da música baiana.

[[galeria]]

Histórico do Olodum na Copa do Mundo Desde 1990 que o Olodum é companheiro da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato, respectivamente.

Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006, na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.

Em 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementaram a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente. 

ServiçoO quê: Torcida Brasil OlodumQuando: ​Quarta​-feira​ dia 27/06 - 15h - Brasil x SérviaOnde: Largo do Pelourinho Atrações: Banda OlodumEndereço: Praça José de Alencar - Pelourinho   Quanto: Gratuito