Torcida sem dor: veja dicas para acompanhar a ‘maratona’ de jogos

Veja dicas de especialistas

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 16 de junho de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

A Copa do Mundo 2018 já começou e amanhã o Brasil entra em campo. É hora de vestir a camisa da Seleção, preparar a pipoca e chamar a galera pra assistir aos jogos na frente da televisão. Os mais fanáticos por futebol, por exemplo, vão poder passar até 8 horas por dia na frente da TV. No meio da festa, no entanto, também é necessário se preocupar - e preparar - o corpo. 

O primeiro passo para assistir aos jogos de forma correta é ajustar a postura. De acordo com a fisioterapeuta Silvia Alves, é necessário prestar atenção em detalhes como a posição correta no sofá. “Tem que sentar com as costas apoiadas. O ideal também é que as coxas estejam todas apoiadas no assento e que os joelhos estejam em 90 graus”, explica. 

Ainda segundo Silvia, até a região do tornozelo precisa estar com apoio. Ela sugere que, se o assento for muito alto, é preciso colocar um banco para apoiar os pés. Para evitar dor, a fisioterapeuta afirma que a televisão precisa estar na altura dos olhos, “pra não precisar estender o pescoço e flexionar a coluna cervical”, diz. 

Outra dica para sair da Copa sem sentir dor é ter cuidado com a audição e a voz. Membro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), o médico otorrinolaringologista Otávio Marambaia diz que a televisão precisa estar em no máximo 60 decibéis. “O ideal é controlar o volume da TV por causa dos danos com a audição. As pessoas mais idosas e com problemas auditivos precisam aumentar ainda mais esse cuidado”, fala. 

Ainda segundo Marambaia, quem passar muito tempo em um local com volume alto precisa descansar os ouvidos depois. “Claro que na Copa, a TV vai estar mais alta, até por causa do barulho da casa. Mas o ideal é que o volume seja de 50 decibéis e que não ultrapasse os 60. Quem ficar muito tempo com volume alto, precisa ficar em um local com silêncio depois”, alerta.

No caso da voz, o otorrino indica que as pessoas tenham cuidados com os gritos durante o jogo. “Tem que ter cuidado ao forçar a voz por causa dos danos nas pregas vocais. Às vezes, é melhor pegar uma corneta do que gritar”, afirma. O médico diz que ainda é necessário beber líquido para manter a voz durante os jogos.

Tamanho da tv Até mesmo o tamanho da televisão interfere no bem- estar. Segundo arquiteto Leonardo Bacelar, o tamanho do aparelho precisa estar de acordo com o tamanho da sala da casa.

“Tem uma relação entre o tamanho da televisão e a distância que você tem entre o sofá e a parede que vai instalar essa televisão. Se você tem uma casa que é um pouco mais apertada, você tem até uma quantidade de polegadas ideal pra trabalhar”, diz.