Torneio de futebol reúne pacientes bariatrizados e médicos em Salvador

Quatro times de pacientes ex-obesos, médicos e colaboradores do núcleo participaram do torneio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2019 às 13:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Júlia Vigné / CORREIO
. por Foto: Carol Campos/Divulgação

Dor nas articulações, dificuldade de locomoção e taxas de exames nas alturas. Esses foram alguns dos sintomas que levaram um grupo de 14 homens a fazerem cirurgia bariátrica, após serem diagnosticados com obesidade. Anos após o procedimento, eles se reuniram na manhã deste sábado (26) para um torneio de futebol promovido pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO).

Dentre os participantes do torneio estavam o estudante de fisioterapia Matheus Sapucaia Gonçalves, 28, e seu padrasto, o agricultor Luiz Carlos Araújo, 68, que foram bariatrizados. Seu Luiz foi jogador de futebol profissional no Galícia Esporte Clube por três anos. Em 2006, ele estava com 110 kg e resolveu fazer a cirurgia por conta do alto índice de gordura no fígado e da diabetes que tinha.“Antes eu nem mexia o joelho. Agora consigo jogar futebol. Faço pilates, caminhada, cuido da minha alimentação e sou acompanhado por médicos de diversas áreas”, disse Araújo.A cirurgia de Matheus Sapucaia foi mais recente: em novembro de 2017. Ele estava com 119 kg e já perdeu 48 kg neste intervalo de tempo. “Tinha grau três de gordura do fígado, excesso de peso, dores nas articulações e sentia muitas dores”, explicou o estudante de fisioterapia.

[[galeria]]

É a segunda vez que o torneio é realizado na Bahia. Para esta edição, foram quatro times de pacientes ex-obesos, médicos e colaboradores do núcleo.“A gente tinha outros eventos como caminhada, temos o miss bariátrica e resolvemos adotar o futebol para incluir os pacientes operados do sexo masculino e para promover atividade física. Muitos que vieram neste ano mostraram que estão mais saudáveis e com capacidade física melhor do que na época pós-operatória”, explicou o médico cirurgião bariátrico Adriano Rios, presidente da  Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica - Regional Bahia.Rios destacou que a atividade física e hábitos saudáveis são imprescindíveis para pacientes que tenham passado pela cirurgia bariátrica. “A cirurgia tem um mecanismo emagrecedor por cerca de dois anos. Quem engordar antes dos cinco anos pode chegar a ganhar o peso do pré-operação. Se o paciente continuar focado fazendo exercício físico, o sucesso está garantido por mais tempo”, disse o médico.

O corretor de imóveis Adriano Darzé, 53, fez a cirurgia por conta da diabete, triglicerídios alto. “Eu estava no bico do corpo, como dizem. Sem saúde. Hoje faço academia, ando na praia, de bicicleta. Tenho acompanhamento médico e tenho saúde 100%”, comemorou. 

O time campeão desta edição foi o de colaboradores do NTCO. O segundo foi o do médico Adriano Rios e pacientes. Confira ranking:1° lugar (campeão) - time de colaboradores do NTCO 2° lugar - time do médico Adriano Rios e pacientes 3 lugar - time do médico Erivaldo Alves e pacientes 4° lugar - time do médico Leonardo Vinhas e pacientes