Torneio de futsal visa inclusão social de bariátricos

A iniciativa integra o Movimento contra a Obesidade que visa o combate à obesidade e a promoção da saúde e do bem estar através do estimulo a prática de atividades físicas e desportivas

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 5 de agosto de 2017 às 15:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr

Edilton Queiroz,40, perdeu o pai na adolescência. Desde então, ano após ano, ganhava peso. Por muito tempo desejou mudar a situação, mas não sabia como. Não tinha estímulo para fazer atividade física e nem mesmo para se divertir. A situação só mudou quando, por fim, percebeu que se manter obeso era muito mais arriscado para a própria vida que se submeter à cirurgia bariátrica. “Meu pai faleceu vítima de um derrame cerebral, não queria isso para mim”, diz.

Na manhã de ontem, Edilton e outros pacientes que passaram por cirurgia bariátrica se reuniram no 1º Torneio de Futsal do Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO). A atividade foi realizada na sede do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina. Além da possibilidade de integração social e da prática de atividade física, a atividade arrecadou alimentos não perecíveis para doação. O primeiro lugar ficou com a equipe amarela, composta pelos colaboradores do NTCO e paciente. O segundo colocado foi a equipe branca, formada por pacientes e liderada pelo cirurgião Adriano Rios. O terceiro colocado foram os integrantes da equipe cinza, coordenada pelo médico Leonardo Vinhas e o último lugar ficou com o grupo do médico Erivaldo Alves.

De acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, 19,9% da população soteropolitana está obesa, índice que supera a média nacional. Nas palavras do médico Erivaldo Alves, o grande problema da obesidade reside no fato do excesso de peso colaborar para o surgimento de várias doenças que comprometem a qualidade de vida do brasileiro e podem levar à morte. “O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para hipertensão, diabetes, apneia do sono (parada respiratória involuntária durante o sono), cânceres diversos, doenças cardiovasculares, colesterol alto, esteatose hepática (acúmulo de gordura nas células do fígado), depressão, dentre várias outras doenças sérias e complicações”, esclarece, ressaltando a importância da atividade física para manutenção do peso. O cirurgião lembra ainda que assim que há uma perda de peso, o paciente volta a apresentar uma melhora na qualidade de vida e no quadro geral de saúde.