Totalmente elétrico

Por Antônio Meira Jr.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 15 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mercedes-Benz EQC, SUV elétrico que irá concorrer com o Jaguar I-Pace (Foto: Arquivo) Depois de apresentar alguns modelos conceituais, a Mercedes-Benz mostrou o primeiro produto final da sua divisão de veículos elétricos, a EQ. Chamado de EQC, o SUV que tem semelhanças com o GLC é equipado com um motor elétrico traseiro capaz de gerar o equivalente a 408 cv. Os mais potentes terão ainda um motor elétrico dianteiro, que poderá vir em duas faixas distintas de potência extra (122 cv e 204 cv). A tração desses, claro, será integral.

 A fabricante alemã afirma que o EQC será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e que a bateria de 70 kWh gera uma autonomia de até 500 km. O interior mantém o luxo conhecido da marca, tendo detalhes em alumínio, painel revestido em couro, sistema de som premium, ajustes dos bancos elétricos nas portas e volante multifuncional. Dependendo da versão, a direção tem fundo chato, que tem acabamento metalizado e interior do carro branco. Os preços ainda não foram divulgados.

MAIS EQUIPADO O Chevrolet Equinox está mais equipado na sua versão mais completa, a Premier. A maior novidade é o detector de pedestre com auxílio de frenagem. Assim, caso detecte risco de atropelamento à frente, sem qualquer reação do motorista, o sistema emite um alerta e pode acionar automaticamente os freios para mitigar ou mesmo evitar o acidente. Já o acabamento interno, antes cinza claro, agora é preto, o que deu mais requinte ao SUV. Custa, nessa versão, R$ 162.990. VERSÃO BÁSICA A partir de hoje, a Hyundai está comercializando uma versão mais barata do HB20S. Batizada de Unique, mesmo nome que a Nissan já utilizou para a configuração mais cara do Versa, essa nova opção já estava disponível por R$ 43.990, com carroceria hatchback, e agora chega por R$ 48.190 para o sedã. Sempre com câmbio manual de cinco marchas e motor 1.0 de três cilindros (80 cv), a versão Unique é equipada com ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, computador de bordo de sete funções, sistema de áudio com rádio, comandos no volante e Bluetooth, comando interno de abertura do porta-malas e tanque de combustível, e banco do motorista com regulagem de altura. SUV ELÉTRICO  A Ford divulgou a primeira prévia de um inédito SUV elétrico, com visual inspirado no Mustang e autonomia na faixa de 480 km por carga. Esse será um dos 16 novos modelos elétricos que a marca pretende lançar nos próximos dois anos como parte de um investimento de US$ 11 bilhões, ampliando o seu portfólio para 40 modelos híbridos e elétricos. O veículo está sendo desenvolvido pelo Ford Team Edison, divisão criada para cuidar exclusivamente de veículos elétricos. Essa equipe é dirigida por Darren Palmer, que liderou o desenvolvimento da atual geração do Mustang. MERCADO PREMIUM  A BMW foi a marca de luxo com maior número de veículos emplacados em agosto na Bahia. De acordo com dados da Fenabrave, a empresa alemã vendeu 23 carros novos no estado.  Outras duas marcas alemãs, a Audi e a Mercedes-Benz,  ficaram empatadas em segundo lugar, com 20 unidades cada. A britânica Land Rover fechou na terceira posição, com 19 emplacamentos. Na sequência ficaram Volvo (15), Jaguar (5) e Lexus (3). Em relação aos modelos, o BMW Série 3 foi o campeão, com nove exemplares. O Mercedes-Benz GLA (8) ficou em segundo e o Audi Q3 (7) em terceiro. UM MILHÃO Esta semana, a Renault alcançou a marca de um  milhão de unidades do Sandero produzidos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Desse total, 210 mil unidades foram exportadas para Argentina, Uruguai e Paraguai. Atualmente, é comercializado no Brasil em cinco versões.