Tottenham confirma contratação de José Mourinho como treinador

Português substitui o argentino Maurício Pochettino, demitido

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2019 às 11:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tottenham / Divulgação

O Tottenham não ficou um dia sem treinador. Pouco mais de 12 horas após anunciar a demissão do argentino Maurício Pochettino, o clube inglês anunciou que José Mourinho é o novo técnico da equipe. Em comunicado emitido em seu site oficial, revelou que o português assinou contrato até o final da temporada 2022/2023. Com isso, Mourinho assumirá o comando de seu terceiro time na Inglaterra após passagens por Chelsea e Manchester United. "Estou empolgado por chegar a um clube com uma herança tão grande e torcedores apaixonados. A qualidade da equipe e da estrutura me excita. Trabalhar com esses jogadores é o que me atraiu", disse o treinador português ao site oficial do Tottenham. Aos 56 anos, Mourinho voltará a trabalhar na cidade de Londres após duas passagens marcantes pelo Chelsea, onde conquistou três vezes o Campeonato Inglês (2005, 2006 e 2015). No comando do Manchester United, seu último clube, o português faturou os títulos da Liga Europa (2016/2017), Copa da Liga Inglesa (2016/2017) e Supercopa da Inglaterra (2016).

O treinador ainda acumula passagens de sucesso por Real Madrid, Inter de Milão e Porto. Nos últimos dois, conquistou títulos da Liga dos Campeões da Europa. O Tottenham encontra-se atualmente na 14ª colocação do Campeonato Inglês com 14 pontos em 12 partidas disputadas - fruto de três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Essa campanha irregular, somada à eliminação na estreia da Copa da Liga Inglesa ao cair nos pênaltis para o modesto Colchester United, pesaram na saída de Pochettino, que estava no clube desde 2014 e conduziu a equipe à final da Liga dos Campeões neste ano.

Atualmente, com sete pontos somados em quatro rodadas, o Tottenham é o segundo colocado do grupo B na competição continental, que tem o Bayern de Munique como líder. Presidente do Tottenham, Daniel Levy explicou a opção pelo experiente profissional. "Com José, temos um dos técnicos de maior sucesso no futebol. Ele tem uma vasta experiência, pode inspirar equipes e é um grande estrategista. Ganhou títulos em todos os clubes que treinou. Acreditamos que trará energia para o vestiário", afirmou o dirigente. A estreia de Mourinho acontecerá já no sábado (23), em visita ao West Ham, em Londres, pela 13ª rodada do Campeonato Inglês.