Trabalhador que domina língua estrangeira tem diferencial

Falar inglês e outros idiomas estrangeiros demonstra que o profissional tem interesse em conhecer outras culturas e está antenado com o que acontece no mundo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2017 às 02:00

- Atualizado há um ano

Saber falar um segundo idioma demonstra que o profissional procura conhecer outras culturas e ampliar a sua visão de mundo. É o que aponta a especialista de recrutamento e seleção da Ambev, multinacional do segmento de bebidas, Liliane Rosa. “Hoje, a questão do idioma conta muito, porque reflete uma pessoa que busca conhecimento e que está antenada com o que acontece no mundo. É sinal de que é um profissional que pretende se aprimorar para o mercado de trabalho”.Já para o professor de desenvolvimento de pessoas e equipes da Unijorge, Tadeu Ferreet, “o mais importante não é só se preparar para o mercado, mas para a vida”. “É um investimento que abre portas e possibilita conhecer novas culturas”. Por isso, o domínio de línguas estrangeiras é uma das habilidades mais valorizadas pelos empregadores. Falar um segundo ou terceiro idioma rende salários e cargos mais altos.

Gerente regional de marketing da Ambev Bahia, Rafael Bez Maldonado, de 29 anos, é fluente em inglês e tem espanhol intermediário. Ele conta que o domínio da língua inglesa foi um divisor de águas para a sua carreira. “O inglês me abriu várias portas. O meu primeiro emprego  foi no exterior, e lá cresci e aprendi”. Rafael acumula experiências de intercâmbio, estágio e trabalho nos Estados Unidos. “Essa imersão em outro local me abriu os olhos e me ajudou a construir valores e a moldar meu modo de ser”.

O professor Tadeu explica que  falar um outro idioma, como o inglês, por exemplo, já se tornou fundamental e é de exigência quase obrigatória em seleções de empresas. Para entrar na Ambev, como trainee, Rafael enfrentou um teste de proficiência em inglês como pré-requisito de seleção.DedicaçãoA boa notícia é que com um smartphone é possível aprender um idioma de graça, em casa ou mesmo no ônibus, no trajeto para o trabalho ou para a escola. Há cada vez mais aplicativos para aprender inglês, espanhol, francês, japonês e mandarim (chinês), que são, pela ordem, as línguas mais exigidas pelo mercado.A maioria das aplicações é gratuita, mas  também oferecem conteúdos pagos. A metodologia inclui vídeos e exercícios de interpretação de texto e de aquisição de vocabulário. Em alguns deles é possível ter aula de conversação com um professor nativo. Nesta página, algumas da melhores opções disponíveis nos sistemas Android e Apple.