Trabalhe menos e produza mais: veja como alcançar a felicidade profissional

Escritora Susanne Andrade desmistifica a ideia de que é preciso se trabalhar muitas horas por dia para ser o melhor

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 10 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: EBC

Deixe de lado aquela ideia de que quem trabalha mais horas por dia é de fato o profissional que vai alcançar o sucesso e comece a enxergar quem está por trás do crachá. Esta é a proposta que a  baiana e autora do livro O Segredo do Sucesso É Ser Humano (Editora Gente), Susanne Andrade, traz em sua nova obra, O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil, que será lançada em Salvador no dia 13 de setembro, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping.  Autora lança novo livro focado no Modelo Ágil Comportamental, no dia 13 de setembro, em Salvador (Foto: Divulgação) “Ainda existem crenças limitantes  de que se o colaborador for valorizado irá se acomodar, ou de que o resultado só acontece através do grito”, destaca. Em conversa com o CORREIO, ela mostra que a  humanização não é antagônica em relação ao resultado, mas sim um caminho para chegar até ele. “ Nas  empresas que proporcionam a humanização há um clima maior de felicidade e com isso os profissionais ficam mais engajados”.  Confira: 

1) Como trabalhar menos e produzir mais?   Quando o líder de uma empresa sabe escutar os membros de seu time e entende que esse é o caminho certo para engajá-los, a equipe, automaticamente, produz melhor.  A empresa começa a vivenciar aumento de produtividade e resultados mais expressivos pelo simples fato de os colaboradores estarem alinhados com seu propósito pessoal e o propósito da empresa. Quando o colaborador está feliz e se sente valorizado, os resultados surgem de forma mais natural e rápida.

2) Por que carreira de sucesso não significa trabalhar mais? Como desconstruir este conceito?    É importante transformar a crença limitante de que “carreira de sucesso significa trabalhar mais” em uma crença fortalecedora de  que “carreira de sucesso significa trabalhar com o que me dá prazer”. O sucesso é o resultado positivo de algo que realizamos. Um profissional que trabalha 12 ou mais horas por dia e não vê sentido no que faz nem consegue perceber o impacto de seu trabalho na vida dos outros, está desperdiçando tempo e energia.Se esse mesmo profissional trabalhar oito horas em uma atividade alinhada com o seu propósito, em uma empresa onde há sintonia da cultura com os seus valores, ele vai ter motivação e entusiasmo para produzir mais em menor tempo.  3) Qual o poder  que a simplicidade pode exercer neste processo? Como você define o ‘mundo ágil’?   Essa é a essência do MAC (Modelo Ágil Comportamental), que trago no livro. Quando falamos em Mundo Ágil, as pessoas entendem como um mundo de “correria”, mas na verdade me refiro a um mundo onde o foco são as pessoas, a forma de se trabalhar, e esse é o caminho para trazer mais resultados em menos tempo. Chamo de habilidades não técnicas a colaboração, a empatia, a comunicação, a liderança servidora, a inteligência emocional, a flexibilidade, entre outras. Por isso trago sete passos: 1) Identificar o propósito; 2) Investir no desenvolvimento da inteligência emocional tanto do profissional como da empresa; 3) Assumir o protagonismo; 4) Construir um ambiente colaborativo; 5) Liderar de forma humanizada; 6) Flexibilizar, inovar e dar adeus ao medo de errar; 7) Encantar os clientes. 

4) Muito se fala hoje de propósito e carreira, ao mesmo tempo em que o mundo corporativo exige cada vez mais o cumprimento de metas. Como encontrar um propósito simples e com capacidade de alcançar o sucesso?   Os trabalhadores felizes são aqueles que gostam do que fazem. Existem pessoas que escolhem a carreira pela quantidade de vagas no mercado e deixam de lado o seu verdadeiro propósito. Dessa forma, com o dia a dia, a pessoa entra em modo mecânico, cumpre o necessário,  faz tudo no “piloto automático”. O propósito já faz parte dos profissionais, pois representa o que lhes move, o que faz o seu trabalho ter sentido.Imagine um profissional que tem como propósito assumir desafios e realiza um trabalho repetitivo. Sabe o que vai acontecer? Ele vai se desmotivar, o que impacta negativamente nos resultados.5) Como descobrir felicidade na rotina e de que forma a simplicidade pode viabilizar esta descoberta?   A felicidade pode estar nas pequenas coisas. A neurociência provou que o nosso cérebro não processa gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. Ao exercitarmos a gratidão, estamos potencializando a felicidade. Sabe como fazer isso? O simples agradecimento por três coisas bacanas que aconteceram durante o dia é uma atitude que alimenta a nossa mente para dormirmos mais felizes e acordarmos reabastecidos. Agradecer por ter encontrado um colega que lhe faz bem, por ter tomado um sorvete na esquina, ter recebido um elogio no trabalho ou ter criado espaço para elogiar alguém são atitudes simples que podem preencher nossa rotina quando estamos abertos a enxergar e valorizar. 

Quem é Susanne Andrade Autora dos livros Segredo do Sucesso É Ser Humano e  O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil, Susanne é coach, palestrante e professora da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) em disciplinas sobre carreira,  coaching e liderança. Especialista nesses temas, Susanne também é sócia da empresa A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano.