Traficante baiano foi preso ao invadir mansão no Morumbi, diz polícia

Venicio Bacellar, o Fofão, acabou capturado na semana passada em São Paulo

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 14:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alberto Maraux/SSP

Apontado como uma das lideranças da facção Bonde do Maluco (BDM), o traficante Venicio Bacellar Costa, conhecido como Fofão, 34 anos, foi preso em uma tentativa de assalto a uma mansão do Morumbi, bairro nobre de São Paulo, na quarta-feira (4). Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele e Diego Ferreira Figueredo, o Açúcar, participaram da mesma ação. Fofão foi apresentado pela polícia nesta terça-feira (10) (Foto: Alberto Maraux/Divulgação/SSP) Para a polícia, Fofão buscava refúgio na casa. Na ação, ele foi baleado na perna e mão esquerdas, além das costas, e acabou preso. Já Açúcar conseguiu fugir do cerco policial e passou a ser monitorado pela SSP. A polícia já sabia que ele estava a caminho de Salvador, apesar de ter usado nome falso para comprar as passagens aéreas. O grupo estava sendo acompanhado desde agosto, após a Operação Balão Mágico, deflagrada pela Força-Tarefa da SSP.

Nessa operação, a mãe, o irmão e o cunhado de Fofão foram presos pela polícia, suspeitos de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Como o pedido era de prisão temporária, eles estão em liberdade. Antes de ir para São Paulo, Fofão estava em Aracaju. "Lá eles têm imóveis comprados, lavando dinheiro do tráfico", comentou a delegada Andrea Ribeiro, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Além de Salvador, o grupo de Fofão e Açúcar atuava no tráfico de drogas no bairro de Barro Duro, em Simões Filho, e em Jauá e Abrantes, distritos de Camaçari. De acordo com a SSP, a quadrilha movimentou R$ 3,4 milhões entre 2014 e 2017.

Fofão responde também a outros inquéritos por homicídios. "Um grande passo na desarticulação total dessa quadrilha. Atacamos a parte financeira e seguiremos cruzando as informações para chegarmos a outras contas e bens adquiridos com dinheiro ilícito", completou a delegada. Traficante vai responder por tráfico de drogas, lavagem de capitais, associação criminosa e falsidade ideológica (Foto: Alberto Maraux/Divulgação/SSP) O delegado Marcelo Calmon, também do Draco, destacou ainda que Fofão era responsável pela parte logística de distribuição de drogas, armas e dinheiro. Ele será indiciado por tráfico de drogas, lavagem de capitais, associação criminosa e falsidade ideológica.

Confronto A polícia fez um cerco no Aeroporto Internacional de Salvador para a chegada de Açúcar. Segundo a SSP, 15 equipes da Patamo (grupo especializado da polícia) participaram do bloqueio no final da tarde desta segunda (9). Ele chegou junto com Aloisio Ribeiro da Silva, conhecido como Gordo. Ainda na versão da pasta de Segurança Pública, ao avistarem os policiais, os suspeitos atiraram. A polícia revidou e os dois morreram no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. 

"Os comparsas dele (Fofão), inclusive Açúcar, vieram num voo comercial e usaram documentos falsos para comprar passagens em voo comercial. Quando chegaram, tentaram furar o bloqueio de 12 viaturas da Patamo, inclusive atirando contra os policiais. Na ocasião, foi observado que não havia risco à população e a polícia respondeu de forma cirúrgica. Os criminosos ainda foram socorridos, mas não resistiram", afirmou o coronel Humberto Sturaro, do Batalhão de Choque, durante a apresentação de Fofão.

Por causa da morte do traficante, alguns bairros de Salvador tiveram ameaças de toque de recolher na noite desta segunda e durante o dia, nesta terça. O policiamento foi reforçado em Marechal Rondon, São Gonçalo, Itacaranha e em Simões Filho.