Traficante diz que mandou matar Valdir Cabeleireiro por ciúmes

Segundo ele, cabeleireiro 'acobertava' caso do irmão. Traição foi descoberta pelo celular

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2017 às 18:17

- Atualizado há um ano

Dois suspeitos pela morte de Valdir Cabeleireiro foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (11) à tarde. O traficante Edgar Silva Santos, o Chocolate, e Patric Ribeiro Tupinambá confessaram o crime em depoimento à polícia. Segundo Chocolate, que é mandante do homicídio, Valdir foi morto porque estaria "acobertando" o caso do irmão, Reginaldo, com a mulher do traficante, facilitando encontros entre os dois. Ele disse que pagou R$ 20 mil para que uma dupla matasse Reginaldo, que sobreviveu ao atentado.Chocolate e Patric foram presos nesta quarta-feira (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)Os dois foram presos em imóveis diferentes em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã de hoje, com ajuda do Disque-Denúncia. Ao perceber a aproximação da polícia, Chocolate tentou fugir subindo no telhado da casa, mas acabou capturado. A polícia apreendeu, com ele, uma pistola calibre 40 e outra com Patric, além de uma espingarda calibre 12 com Chocolate.

De acordo com os presos, nenhuma destas armas foi usada na morte de Valdir nem na tentativa de homicídio contra Reginaldo. À polícia eles disseram que o armamento utilizado foi vendido para uma quadrilha de outro estado. "As armas apreendidas serão encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica para serem periciadas", informou o delegado José Bezerra, diretor do DHPP. Outros três participantes dos crimes estão sendo procurados pela polícia, mas não tiveram os nomes divulgados. 

Ciúmes

Chocolate contou à polícia que tentou matar Reginaldo por ciúmes da mulher, Jucilene Alves dos Santos, que tinha um caso com ele. O traficante descobriu que estava sendo traído pelo celular. À polícia, o irmão de Valdir afirmou que não sabia que estava envolvido com a mulher de um traficante e que ela dizia que tinha um relacionamento, mas estava se separando. Para a polícia, Chocolate afirmou que seu único arrependimento era não ter conseguido matar Reginaldo. Na coletiva de imprensa, no entanto, ele disse estar arrependido.

Chocolate foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas e falsidade ideológica, pois, no momento da prisão, ele portava uma identidade falsa no nome de Ricardo Freitas de Santis. Ele também vai responder por homicídio qualificado pela tentativa contra Reginaldo e pela morte de Valdir. Chocolate ainda é suspeito de ser mandante da tentativa de homicídio de uma amiga de Jucilene, em dezembro do ano passado, em Pernambués. Já Patric foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e vai responder pelo homicídio de Valdir - ele não teve envolvimento na tentativa contra o irmão do cabeleireiro. 

Antecedentes

Em 2008, Chocolate e a mulher foram presos, junto com um grupo, por tráfico de drogas. Recentemente, ele foi condenado por este crime a 19 anos e seis meses de prisão. Jucilene foi condenada a 11 anos. Em 2015, o traficante foi preso novamente por tráfico de drogas, além de estar com 6 kg de pedras preciosas. Ele é apontado como líder do tráfico em Mussurunga, Stella Maris e Ipitanga. Já Patric foi preso em 2015 por tentativa de roubo na Avenida Paralela. 

Amante

Maria Joana Santos, que se identificou como irmã de Chocolate, contou ao CORREIO que o irmão não estava mais envolvido com a criminalidade. "Ele é trabalhador, ele estava revendendo coco na praia, há muito tempo que não trafica mais. Só porque ele tem passado, ficam condenando ele. A arma que ele estava usando, era só pra defesa, por medo, tanto é que ele não tinha passagem por homicídio. Infelizmente, o preço do meu irmão hoje é a cadeia", disse. Ainda segundo Maria Joana, Chocolate e Jucilene estavam juntos há 20 anos. No entanto, seu irmão já estava com uma nova namorada, Amanda Plessim, que também depôs nesta quinta, no DHPP.

Segundo Joana, Jucilene e Chocolate tem, juntos, quatro filhas. Chocolate, no entanto, tem outros dois filhos fora do casamento. "Ele ama a mulher dele. Também amo a minha cunhada, não a julgo pela traição. Ela descobriu que estava sendo traída", contou. A versão de que Amanda seria amante do traficante foi confirmada pela polícia.

Outros envolvidos

Segundo o delegado José Bezerra, na primeira ação, na qual Reginaldo foi atingido, foram dois envolvidos. “Já na morte de Valdir, foram três indivíduos. Um carro estacionou em frente ao salão de beleza. Patric, então, entra com um outro no estabelecimento, portando um fuzil do tipo 1556, usado em guerra. Esse segundo indivíduo é quem realiza os disparos contra Valdir”. Após o crime, ambos fugiram com a ajuda do condutor do veículo.

[[saiba_mais]]