Traficantes impõem toque de recolher a agentes sociais em Pau da Lima

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Traficantes que controlam a venda de drogas em Pau da Lima e São Marcos impuseram toque de recolher aos mobilizadores enviados pela prefeitura para coordenar ações sociais em bairros de Salvador beneficiados por obras de habitação popular. Nas últimas semanas, profissionais que atuam desde maio na Baixa Fria de São Marcos, comunidade que recebeu um conjunto com 230 apartamentos para famílias carentes, foram proibidos de trabalhar às sextas-feiras por chefes do tráfico. As restrições se repetem em datas escolhidas de modo aleatório e sem qualquer aviso-prévio, como ocorreu na manhã de ontem. Ponto de apoio para refeições e encontros de mobilizadores, o canteiro de obras montado durante a construção foi tomado pelos bandidos, que ainda mandaram a equipe encerrar diariamente as atividades socioeducativas e de capacitação às 12h30.

Plano de decolagem A Air France-KLM decide no fim do mês qual capital nordestina ganhará o hub que a Gol vai instalar na região para operar voos internacionais em parceria com os europeus. Dia 30, a cúpula da companhia franco-holandesa se reúne para definir o aeroporto vencedor - Salvador, Fortaleza ou Recife.

Vento em popa Os secretários estadual e municipal do Turismo - respectivamente, José Alves e Cláudio Tinoco - estão prestes a formalizar acordo para que Salvador volte a ser ponto de chegada da Jaques Vabre 2017, maior regata transatlântica do  mundo.  Realizada a cada dois anos, a competição ocorre entre 11  e 22 de novembro . De 2001 a 2007, a capital baiana era a parada final das duplas de velejadores que partiam da cidade francesa de La Havre rumo à América do Sul ou Central, trajeto conhecido como Rota do Café. Porém, a cidade perdeu o espaço para Puerto Limón, na Costa Rica, e Itajaí, em Santa Catarina. Dia 20 de setembro, Tinoco e Alves desembarcam em Paris para o lançamento da regata.

Cajadada de pelica Coube ao vereador Henrique Carballal (PV) a irônica sugestão de colocar na Praça da Inglaterra a estátua de Mahatma Ghandi doada a Salvador pelo embaixador da Índia no Brasil, Sunil Lal. Historiador que ganhou projeção nas salas de aula, Carballal sabia o efeito do gesto ao indicar ontem a área do Comércio na reunião com Lal em Brasília. A estátua retrata a histórica imagem em que Ghandi lidera, de cajado na mão, a Marcha do Sal, símbolo da luta pacífica dos indianos contra a opressão do Império Britânico. Deflagrado em 1930, o movimento de desobediência civil sem uso da violência foi responsável por transformar Ghandi em ícone dos movimentos pacifistas.

Fora do mapa A Embasa vai fechar a unidade regional da empresa em Alagoinhas e criar uma nova em Serrinha. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado (Sindae), a empresa já realizou reuniões com 80 funcionários de Alagoinhas para comunicar a decisão. Com o fechamento, cerca de 25 municípios da região temem prejuízos pela distância da regional. Manifestações e encontros têm sido realizados pelos servidores com a direção da Embasa na tentativa de evitar a transferência para Serrinha.

Hoje, só amanhã Procurada, a Embasa disse que está preparando um estudo para adequar o atendimento das unidades regionais “às novas demandas que surgiram com a ampliação da cobertura dos serviços de água e esgoto em sua área de atuação”. Afirmou ainda que está concluindo o estudo e que não há previsão para deixar Alagoinhas.

Pílula

Chegou chegando   A ex-líder do PSTU baiano, Renata Mallet entrou ontem no Psol com chances de alcançar posições de destaque na nova casa. Ex-candidata ao governo do estado em 2014 e a vereadora de Salvador em 2016, Renata é cotada para integrar a chapa majoritária do Psol na eleição de 2018. Só não há certeza quanto ao posto, que depende das costuras entre os dirigentes da legenda na Bahia.