Trânsito será alterado na Barra para a reinstalação de passarela

A avenida Centenário será interditada das 23h às 5h, nas imediações do Chama-Chame

Publicado em 30 de maio de 2017 às 17:19

- Atualizado há um ano

Quem pretende passar pela Avenida Centenário, no bairro da Barra, em Salvador, precisa redobrar a atenção no trânsito. Na noite desta terça-feira (30), a avenida será interditada nas imediações do Shopping Barra, nos dois sentidos, e os motoristas terão que usar uma via marginal para se deslocar. O motivo é a reinstalação da passarela no local. A interdição será das 23h desta terça até às 5h de amanhã.

Segundo a Transalvador, quem estiver seguindo no sentido Orla deverá usar a via marginal - aquela que passa em frente ao supermercado Bompreço. Já os motoristas que seguirem no sentido Lapa devem entrar pela Rua Professor Sabino Silva e seguir por trás do Victória Center. A passarela foi instalada em 1992 (Foto: Jefferson Peixoto/ Agecom)A passarela que liga os dois lados a avenida Centenário, na região do Chame-Chame, foi retirada para ser reformada em dezembro do ano passado. No local, a prefeitura havia instalado semáforos e faixas de pedestre. A previsão era de que a estrutura fosse reinstalada em abril, mas houve atrasos por conta da chuva. Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), foram recuperadas as três rampas que compõem a estrutura e cerca de 200 pisos foram substituídos por pedras novas. As treliças também foram recuperadas e todas as ferragens e pilares que se encontravam deteriorados por conta da maresia foram trocados. Apesar da reforma, a prefeitura informou que o desenho arquitetônico da passarela foi preservado. 

A passarela foi instalada pela primeira vez em 1992. Ela tem cerca de 32 metros de comprimento. Segundo a prefeitura, a reforma foi necessária porque o equipamento estava desgastado e havia risco de causar acidente aos usuários. A recuperação foi feita na fábrica da Seman, localizada na BR-324. O equipamento estava deteriorado e apresentava risco para os usuários (Foto: Jefferson Peixoto/ Agecom)Em nota, o secretário da Seman, Márcio Bastos, destacou as novidades no processo de instalação. "Antes dessa experiência, o equipamento precisava ser completamente desmontado, levado para restauro e retornava em pequenas partes para ser montado ainda no local definitivo. Dessa vez, recuperamos toda a estrutura e vamos transportar e reinstalar o equipamento do jeito que saiu da fábrica, economizando aproximadamente quinze dias na entrega completa da estrutura", disse. 

Ainda segundo a Seman, o transporte será feito à noite para evitar o comprometimento do trânsito, e a logística foi autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - para que a estrutura seja transportada pela rodovia federal.