Travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa nesta segunda-feira (4)

Chuvas e ventos fortes deixam mar agitado; serviço foi interrompido domingo (3)

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 07:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes

Mar revolto e ondas de até 3 metros mantêm suspensa a travessia Salvador-Mar Grande - o serviço foi interrompido domingo (3) em função das chuvas e dos fortes ventos. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o mau tempo, que deixa o mar agitado, provoca ressaca no atracadouro do Terminal de Vera Cruz. 

Também segue suspensa a operação das escunas de turismo que fazem passeios pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. Já a linha de catamarã ligando Salvador a Morro de São Paulo vai operar com conexão em Itaparica, ainda de acordo com a Astramab. 

Para quem vai usar este serviço, a associação informou que os catamarãs saem normalmente do Terminal Náutico, em Salvador, e atracam em Itaparica. De lá, os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a travessia em lanchas até o Morro de São Paulo.

Alerta O mau tempo vai continuar no litoral baiano nesta segunda-feira, com mar revolto e ondas de até três metros entre Ilhéus, na Bahia, e João Pessoa, na Paraíba, trecho que também tem previsão de ressaca, informou a Marinha do Brasil em alerta emitido na noite deste domingo (3).

Entre Caravelas, Sul do litoral baiano, e Natal (RN), a previsão é de mar grosso, com ondas chegando a 4,5 metros. O aviso é válido até às 21h de hoje.

Por conta das condições do mar e dos ventos fortes, a Marinha orienta que navegantes tenham atenção extra caso precisem passar por alguma das zonas citadas - e que o façam somente em casos de extrema necessidade.

"A utilização imprudente das embarcações em condições adversas de mar e tempo ou fora da área de navegação para a qual foram habilitadas é de inteira responsabilidade do seu proprietário e/ou comandante, que poderá responder por eventuais acidentes nas esferas administrativa, civil e penal", alerta o órgão em nota.

A orientação também é que os cuidados sejam redobrados na amarração das embarcações perto da costa, evitando que se soltem e fiquem à deriva - ontem, uma escuna que estava atracada na Baía de Todos os Santos, do lado de Salvador, se desprendeu da amarra, por conta do mau tempo, e foi parar na localidade de em Mar Grande, na Ilha de Itaparica.

Chuva e vento A chuva deve continuar nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a previsão é que, entre segunda (4) e sexta-feira (8), chova cerca de 70 milímetros. A maior concentração de chuvas deve ser registrada entre segunda e quarta (6) e começar a reduzir no feriado do Dia da Independência, na próxima quinta (7), quando deve chover 20 milímetros em Salvador, conforme o Climatempo. 

Os ventos atingiram velocidade de 12 km/h neste domingo. Na noite do último sábado, eles chegaram a 15 km/h, segundo o Inmet. Já a menor temperatura registrada foi de 18,9 graus na manhã deste domingo, ainda de acordo com o Inmet.