Travessia terá apenas cinco ferries operando durante a Semana Santa

Com duas embarcações em manutenção, haverá poucas viagens extras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2019 às 16:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

Quem quiser viajar para curtir o feriado da Semana Santa precisa se programar para garantir uma vaga no ferry-boat e fazer a travessia Salvador-Ilha de Itaparica. Ao todo, serão cinco embarcações fazendo o trajeto, número menor que o habitual, e poucas vagas extras.

Leia também: Rodoviária de Salvador vai ter 150 novos horários de ônibus para feriado de Páscoa

Nesta terça-feira (9), a Internacional Travessias Salvador (ITS) informou que, entre 17 e 22 de abril, contará com as embarcações Ivete Sangalo, Pinheiro, Maria Bethânia, Dorival Caymmi e Anna Nery para transportar os passageiros. Os ferries Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu estão em manutenção e não vão operar.

O ferry Rio Paraguaçu precisou de manutenção fora da água e aguarda disponibilidade de vaga na Base Naval de Aratu, com previsão para dia 15 de abril. Já a Zumbi dos Palmares já está em processo de conserto em um dique de Santa Catarina. De acordo com a assessoria de comunicação da ITS, ambas fazem parte da frota e, após docagem, retornarão a fazer o transporte normalmente.

As saídas das embarcações acontecerão de hora em hora. Os horários oficiais das travessias são: das 5h às 23h30, em dias de semana e no sábado, e das 6h às 23h30, no feriado e no domingo - sempre de hora em hora. A última viagem do dia é realizada às 23h30. 

Como há um número reduzido de barcos, poucas viagens extras serão abertas. Além disso, o serviço de hora marcada foi reduzido de 30 para 20 vagas nos horários oficiais. Serão 160 vagas extras distribuídas na madrugada (1h e 4h) dos dias 19 (saída de São Joaquim) e 22 (saída de Bom Despacho), com o objetivo de minimizar o impacto da baixa disponibilidade de embarcações no período.

Somados todos os dias, serão 4.855 vagas de hora marcada. Para  consultar disponibilidade, basta acessar o site de compra das passagens (www.internacionaltravessias.com.br). A compra pode ser feita com até um mês de antecedência.

Durante esses seis dias, 88 mil pessoas e 12 mil veículos devem fazer a travessia, considerando a demanda de saída e retorno à Salvador. No ano passado, no mesmo feriado, foram transportados 14 mil veículos e 99 mil pessoas.

Os dias mais cheios, segundo previsão da empresa que coordena o sistema ferry-boat são 17 e 18 de abril (quarta e quinta-feira), saindo de Salvador. Já no retorno, em Itaparica, dias 21 e 22 (domingo e segunda-feira) prometem ser os mais procurados.