TRE inaugura posto biométrico sem agendamento em Pirajá

O recadastramento é feito das 8h às 16h, sem agendamento e por ordem de chegada

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 14:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga /CORREIO

A pouco mais cinco meses para o fim do prazo, um novo posto de recadastramento biométrico foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (21) para ajudar a atingir a meta de ter pelo menos 80% do eleitorado de Salvador com o novo título eleitoral em mãos até o dia 31 de janeiro de 2018.

O novo posto de atendimento, que fica na Estação de Pirajá do metrô, ao lado da bilheteria da estação, vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem agendamento prévio, ou seja, não será preciso acessar o site do Tribunal de Justiça da Bahia (TRE-BA) para reservar uma senha de atendimento, como acontece nos pontos de biometria dos SAC's, do próprio TRE-BA e das prefeituras-bairro.  

Serão distribuídas por dia, por ordem de chegada, cerca de 240 fichas. O procedimento dura, em média, cinco minutos e é preciso comparecer até o novo posto com identidade com foto - pode ser a Carteira de Habilitação (CNH); passaporte; carteira de trabalho ou reservista -; comprovante de residência atual, emitido há, no máximo, três meses, no nome do eleitor ou de um parente.  Eleitores devem fazer o recadastramento até o dia 31 de janeiro de 2018 (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) "Esse posto deve funcionar justamente como um facilitador já que fica em um grande transbordo, com muitas pessoas circulando, sendo mais fácil comparecer e fazer todo o processo", pontua o desembargador José Edivaldo Rotondano, presidente do TRE-BA. Por dia, cerca de 24 mil pessoas passam pela estação do metrô. 

Antes de receber o novo título, o eleitor deve passar por quatro etapas, em um dos 10 guichês do novo posto, são eles: coleta das digitais de todos os dedos das mãos; registro fotográfico; assinatura digital e revisão dos dados cadastrais.

Até o momento, 509.345 pessoas já estão com os novos títulos, esse número corresponde a 24,16% do total de 1.948.460 eleitores de Salvador que devem realizar o processo até a data limite do recadastramento.

Débito E se você deixou de comparecer às urnas em eleições passadas é bom ficar atento, pois o recadastramento só é realizado caso o eleitor esteja quite com a Justiça Eleitoral. Para isso, antes de ir realizar a biometria é preciso consultar a existência de débitos, acessando o site do TRE-BA. A pesquisa é feita no menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor.

Caso exista o débito, a multa deverá ser paga previamente em um banco ou em agências lotéricas. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento.

"Caso o eleitor não tenha condições de pagar, ele pode fazer uma declaração e autenticar em cartório. O documento pode ser apresentado e ele será dispensado do pagamento dessa multa", explica o presidente do TRE-BA.

Agendamento A aposentada Gilza Guilherme dos Santos, 64 anos, cansada de tentar fazer um agendamento no site do TRE-BA, não perdeu tempo e chegou no local às 5h. Ela esperou, em pé, durante cinco horas, para receber uma das senhas de prioridade, que começaram a ser distribuídas depois da cerimônia de inauguração do novo posto. 

"Meu marido tentou por diversas vezes fazer o meu agendamento pelo site, mas ele nunca conseguiu. Acabei desistindo e resolvi  fazer nesse novo ponto, já que aqui a gente não precisa marcar", diz a aposentada. 

O agendamento pelo site é feito todas as sextas-feiras quando são disponibilizadas 800 senhas para os eleitores realizar a biometria em um dos 21 pontos de biometria de Salvador.  

"A nossa vontade é atender a todos e a prova maior disso é que nós estamos a cada semana inaugurando um novo posto para população. Esperamos que todos compareceram até a data prevista para terminar o recadastramento biométrico", conclui o presidente do TRE-BA

Quem não fizer o recadastramento até a data prevista pode ficar sem ocupar um cargo público, deixar de receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal ou ter o Bolsa Família cancelado, entre outras penalidades. 

Confira locais de atendimento Central de Atendimento ao Público (CAP) - sede do TRE-BA   Endereço: 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB)  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.     Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)  Endereço: 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, 130, piso S2 – térreo. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h    Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ-BA)  Endereço: 2ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), nº 260  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18h    Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)  Endereço: 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), nº 560.   Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas    Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA)  Endereço: Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, Comércio (Rua Miguel Calmon, 285).  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Casa da Justiça e Cidadania:   Endereço: Shopping Baixa dos Sapateiros, Barroquinha    Prefeitura-Bairro do Subúrbio-Ilhas  Endereço: Rua Pará, 15, Paripe  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Prefeitura-Bairro Cidade Baixa  Endereço: Avenida Porto dos Mastros, Ribeira (em frente à Biblioteca Municipal)  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Prefeitura-Bairro Pau da Lima  Endereço: Av. São Rafael, 18 (Entre o Hospital São Rafael e a rotatória de São Marcos)  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Prefeitura-Bairro de Valéria  Endereço: Rua da Matriz s/n  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16h    Prefeitura-Bairro Itapuã  Endereço: Av. Dorival Caymmi, 17  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Prefeitura-Bairro Cabula  Endereço: Rua Silveira Martins – Resgate  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Prefeitura-Bairro Barra/Pituba  Endereço: Rua Marquês de Monte Santo, 300 - Rio Vermelho  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Prefeitura-Bairro Cajazeiras  Endereço: Estrada da Paciência s/n - Cajazeiras VIII  Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h    Posto Outlet Center  Endereço: Rua do Uruguai, 753, Uruguai.  Funcionamento: 9 às 18h    Posto Shopping Lapa  Endereço: R. Portão da Piedade, 155 – Lapa (3º piso)  Funcionamento: 9h às 18h30 

SAC-BARRA  Endereço: Shopping Barra    SAC-CAJAZEIRAS  Endereço: Rua Estrada do Coqueiro Grande s/n - Fazenda Grande III    SAC-COMÉRCIO  Endereço: Instituto do Cacau    SAC PERIPERI  Endereço: Praça da Revolução