Três deputados articulam para ficar com a presidência da Assembleia em 2019

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Antes mesmo de conseguirem renovar seus mandatos nas eleições de outubro, três deputados estaduais já se movimentam para conquistar a presidência da Assembleia Legislativa em 2019. Na corrida estão Luiz Augusto (PP), primeiro vice-presidente, Adolfo Menezes, do PSD – mesmo partido que o atual presidente, Angelo Coronel – e Rosemberg Pinto (PT). Nos bastidores, o PP já tem articulado para lançar o Luiz Augusto, e exige o apoio do PSD do senador Otto Alencar. Isso porque o pepista abriu mão da candidatura na eleição passada para marchar com Coronel. Agora, a legenda espera reciprocidade dos pessedistas. Entretanto, o martelo ainda não foi batido por conta de Adolfo, que também se movimenta para comandar a Casa. 

Alerta Rosemberg, segundo informações de aliados, negocia o cargo com o Otto para não criar resistência à formação do chapão governista, que pode reduzir a bancada petista. Em entrevista recente, contudo, ele negou a negociação. 

Correndo por fora A articulação do trio de deputados tem desagradado líderes partidários. O argumento é que a eleição ainda nem ocorreu e já há uma movimentação de legendas que já comanda a atual na mesa diretora do Legislativo. O PP, além de Luiz Augusto, conta ainda com o deputado Aderbal Caldas como segundo secretário. Com isso, eles cogitam procurar entre as lideranças da Casa uma “via alternativa”. “PSD e PP já têm espaço demais, acham que podem tudo. Existe uma ala insatisfeita com essa movimentação”, contou um deputado à Satélite. 

Direta O deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do DEM, acredita no  crescimento da “chapa plural” da oposição ao governo do estado encabeçada pelo ex-prefeito de Feira de Santana Zé Ronaldo (DEM). “Eles (o governo) têm uma chapa de homens brancos da capital. Nós temos uma chapa plural, com negro (Irmão Lázaro, do PSC), mulher (a vice Mônica Bahia, do PSDB) e representante do interior”, diz, ao criticar a chapa governista liderada pelo governador Rui Costa (PT), com o vice João Leão (PP) e o ex-governador Jaques Wagner (PT) e o deputado Angelo Coronel na disputa pelo Senado. 

OAB x MP  seccional baiana da OAB perdeu uma queda de braço contra o Ministério Público estadual no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O MP denunciou um advogado por prática de estelionato. A OAB recorreu ao STJ pedindo o trancamento da ação, sustentando que os fatos denunciados são procedimentos lícitos realizados no exercício da profissão. O ministro Joel Ilan Paciornik, relator do caso, entretanto, negou o recurso e determinou o prosseguimento da ação penal."Vai ser difícil pedir votos para Angelo Coronel. Não é nada pessoal, mas por causa  desse processo de exclusão de Lídice da chapa. Rui deveria ter tensionado para  manter Lídice. Tudo é possível na politica, mas preferiu o pragmatismo à ideologia", Waldemar Oliveira, presidente do PSB em Salvador, ao anunciar que vai apoiar Celsinho Cotrim (PRTB) na disputa pelo Senado. Mantém, contudo, o apoio a Rui Costa e Jaques WagnerNova tentativa A defesa do ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT) entrou com um novo  pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça. O caso está com o ministro Nefi Cordeiro. Machado foi preso pela operação Adsumus, que investiga desvios de R$ 20 milhões. "Confirmada a medida cautelar e deferido o registro de candidatura daquele que está inelegível, ocorrem enormes prejuízos para a credibilidade das eleições e para a moralidade que deve nortear as disputas entre partidos e candidatos", João Gualberto, deputado federal, do PSDB, que apresentou um projeto de lei complementar para proibir o Poder Judiciário de suspender, em caráter cautelar, casos de inelegibilidade