Três em cada dez candidatos não têm habilidades técnicas exigidas

Pesquisa realizada pela ManPower aponta as profissões mais difíceis de se contratar

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 05:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: EBC
. por CORREIO Gráficos

Enquanto 12,4 milhões de brasileiros continuam desempregados, 34% dos empregadores relatam que estão com dificuldades para preencher determinadas vagas. É isso o que aponta a Pesquisa de Escassez de Talentos feita pela recrutadora ManpowerGroup. E,  por incrível que pareça, as vagas abertas não são destinadas a profissionais de alta qualificação. Segundo o estudo, entre as profissões mais difíceis de se contratar estão a de representante de vendas, motorista, profissionais de ofício (eletricista, soldador, mecânicos), técnicos e profissionais da área de contabilidade e finanças. 

O principal motivo para a falta de talentos nessas áreas,  ainda de acordo com a pesquisa, está na falta de habilidades técnicas necessárias. Três em cada dez profissionais não atendem ao perfil exigido pela empresa. Em seguida vem a falta de experiência (23%) e de habilidades interpessoais (19%) .

[[galeria]] 

“Com empresas focadas em enxugar despesas e otimizar número de funcionários, ainda assim, temos posições difíceis de serem preenchidas. Em todos os setores, os empregadores têm tido dificuldade para encontrar os profissionais que tragam a combinação correta de habilidades técnicas e interpessoais”, analisa a diretora da Right Management do ManpowerGroup, Wilma Dal Col.

E a era da tecnologia tem influenciado no perfil do talento buscado. O profissional  não deve apenas ser muito bom tecnicamente no que faz, mas também na comunicação, na capacidade para resolver problemas e de influenciar outras pessoas além de dominar ferramentas digitais. “Estamos vivendo em ritmo acelerado uma revolução das competências. Isso demanda agilidade e talento para utilizar competências funcionais e comportamentais com foco no aprimoramento dessas habilidades”, observa Wilma.

Pelo menos três dos grupos de profissões com escassez não exigem nível superior. “O profissional deve investir na mesma proporção na capacitação técnica e em programas de desenvolvimento das habilidades interpessoais, como, por exemplo, o atendimento ao cliente, vendas e comunicação”, completa a especialista. 

Há vagas

Empresas como a Sage Brasil reconhecem a dificuldade de encontrar profissionais, sobretudo com habilidades de comunicação, motivação e flexibilidade. A companhia está com seleção aberta para a contratação de 12 representantes comerciais para Salvador e Região Metropolitana, mais os municípios de Feira de Santana e Ilhéus. Os profissionais vão trabalhar com soluções em software de gestão contábil e empresarial. O cadastro pode ser feito nos sites empregos.com ou sage.com/pt-br/representantes. 

“No geral, as dificuldades são sempre as mesmas. Existe a escassez de profissionais para cargos mais técnicos no Brasil. Temos também tido dificuldades em encontrar desenvolvedores de software, especialistas em certas linguagens de programação”, afirma o  diretor de RH da Sage Brasil, José Carlos Nascimento.

A empresa não precisou fazer ajustes nas exigências do cargo, mas, após a contratação, investe na capacitação desse profissional. “Por sermos uma empresa de tecnologia presente em 23 países, promovemos também a atuação dos profissionais em projetos e grupos de trabalho mundiais. Isso faz com que eles façam networking e troquem experiências e aprendizados com outros colegas do mundo todo”, acrescenta Nascimento.

Para conquistar a vaga é preciso se qualificar constantemente. “Estar em busca de conhecimento é algo que valorizamos muito. Sabemos que muitos cursos exigem a pré-condição financeira, mas, por outro lado, existem cursos por meio de plataformas online e gratuitas que podem ajudar na capacitação e crescimento desses profissionais”, diz. 

Requisitos

Para o Head de Operações do Escritório Salvador da Lee Hecht Harrison Soluções em Desenvolvimento(LHH), Cristian Palmer, em um mercado de trabalho diferente, a postura do profissional também precisa mudar. “Hoje se quer profissionais que possam atuar e contribuir para a empresa como um todo. Não dá mais pra focar só na sua tarefa”, argumenta.

Também é necessário saber trabalhar em equipe e ter capacidade de articulação. “É na questão das habilidades de liderança e socioemocionais que essas pessoas precisam se desenvolver. Temos profissionais que se desenvolveram tecnicamente, mas não evoluíram no aspecto relacional. Não precisa saber tudo, mas precisa saber pedir, ajudar quando necessário, colaborar com os outros de maneira mais efetiva”, pontua Cristian Palmer. 

Outra dica dada por ele ao trabalhador que quer atender às novas demandas das empresas é ter clareza de quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria, e apostar nisso. “É ter a sua marca pessoal bem estabelecida e, ao mesmo tempo, utilizar a sua rede de contatos para ajudar a si e aos outros. Com essa atitude, eles (trabalhadores) terão mais chances de encontrar posições no mercado a serem ocupadas”, comenta. 

Mas, por outro lado, as empresas também precisam fazer sua parte se quiserem um profissional que preencha todos os novos requisitos. Na hora de reter esses talentos, por exemplo, vale proporcionar outras experiências além do trabalho. “As pessoas trabalham em empresas onde conseguem entender o resultado e ter um propósito compartilhado, onde elas possam ter confiança e transparência com quem elas estão lidando. Elas buscam uma experiência positiva como colaborador. Querem ser bem tratadas e ter oportunidade de aprender dentro desse contexto”.

AS DEZ PROFISSÕES MAIS DIFÍCEIS DE CONTRATAR

1. Representante de vendas  B2B (empresa para empresa) B2C (empresa para consumidor) e central de atendimento.

2. Motorista  caminhão, entrega, construção, transporte coletivo.

3. Profissões de ofício  eletricistas, soldadores e mecânicos.

4. Técnicos  controladores de qualidade e equipe técnica.

5.Contabilidade e finanças  contadores certificados, auditores, analistas financeiros.

6. Profissionais de saúde  médicos, enfermeiros e outros profissionais da área. 

7. TI especialistas em segurança cibernética, administradores de rede, suporte técnico. 

8. Suporte administrativo  assistentes administrativos, recepcionistas. 

9. Indústria  produção e operadores de máquinas.

10. Engenheiros  químicos, elétricos, civis e mecânicos. 

ONDE ENCONTRAR VAGAS

SIMM www.simm.salvador.ba.gov.br

SINE  empregabrasil.mte.gov.br ou no aplicativo SINEFácil

Balcão de Empregos  www.balcaodeempregos.com.br

Vagas.com  www.vagas.com.br

Infojobs www.infojobs.com.br

Indeed  www.indeed.com.br

Empregos  www.empregos.com.br

Contrata Net  www.contratanet.com.br

Linkedin  br.linkedin.com

Catho   www.catho.com.br