Três homens são mortos durante a madrugada no IAPI: 'pânico total'

Mortes aconteceram em duas ruas do bairro distantes 850 metros uma da outra

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 13:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Três homens foram baleados na madrugada desta sexta-feira (10), por volta das 3h, no bairro do IAPI, em Salvador. Marcus Vinícius Santos Sousa, 22 anos, e Leonardo da Silva Santos, 22, foram atingidos na Rua Vila Antônio Balbino e morreram no local. Já o terceiro homem, Paulo Sérgio Santos Lima, 29, foi morto a tiros na Rua Conde de Porto Alegre. Ele foi socorrido, mas também não resistiu aos ferimentos.

De acordo com moradores da Rua Vila Antônio Balbino, a madrugada na via foi de pânico. Muitos acordaram assustados com o barulho dos disparos. Ainda de acordo com eles, os três pertenciam a uma mesma facção criminosa e eram amigos."Fui dormir umas 22h, horário que fecho meu comércio. Cheguei cedo para trabalhar e todo mundo estava comentando que foram muitos tiros. A gente fica assustado, né? Foi um pânito total", disse um comerciante, que preferiu não se identificar. Outra comerciante, que trabalha no bairro há mais de 20 anos, afirmou conhecer os três homens. Segundo ela, eles eram amigos. "Eram meninos que eu via desde pequenos. Cheguei agora de manhã e fiquei sabendo que foram muitos tiros, não sei dizer ao certo quantos. Aqui é assim: eles são envolvidos, mas não mexem com os moradores. Na verdade, respeitam a gente", disse.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que policiais da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) foram informados de que havia um corpo de um homem em via pública, na Vila Antônio Balbino. Ao chegar no local, os PMs identificaram a vítima como sendo Paulo Sérgio. Ele foi socorrido por uma viatura e encaminhado para o Hospital Ernesto Simões, no Pau Miúdo, onde acabou não resistindo aos ferimentos. 

A PM informou também que minutos depois da primeira ocorrência, os policiais foram acionados para ir até a Rua Vila Antônio Balbino. Lá, os PMs encontraram Vinícius e Leonardo já sem vida. Os corpos dos três foram encaminhados para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. 

Traficantes Procurada pelo CORREIO, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que Paulo, Marcus e Leonardo eram próximos e tinham ligação direta com o tráfico de drogas, sem comentar, entretanto, qual seria a organização criminosa. Conforme a SSP, um dos jovens é responsável por matar, recentemente, um outro traficante. A pasta, no entanto, disse que não daria mais detalhes do crime para não prejudicar as investigações. 

A SSP afirmou que equipes de investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão estão no local em busca dos envolvidos. Ninguém foi preso até o momento. Ainda de acordo com a secretaria, não há informações de outro registro de violência após as mortes e, sendo assim, não houve necessidade de reforço na segurança do bairro. 

Em contato coma reportagem, uma fonte ligada à polícia disse que a área é dominada por duas facções. Bonde do Maluco (BDM) e Ordem e Progresso (OP). Segundo o investigador, a guerra entre BDM e OP está acirrada. 

A OP, segundo a fonte, é responsável pela distribuição e comércio de drogas na localidade do Milho e parte da Liberdade, e a BDM tem parte das bocas do IAPI e Curuzu. "É importante ficar claro que a OP e a CP não se misturam mais ali. Não existe essa aliança", disse, em anonimato. 

E completou: "BDM naquela região é comandada por Leandro da Conceição Santos Fonseca [26 anos] o Gringo, que está preso em Serrinha. A OP quem comanda é Coruja, que está bem livre, ele é ex-integrante da facção Caveira", contou ao CORREIO.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier