Três homens são presos e um baleado em tiroteio no Porto da Barra

Grupos de rivais se desentenderam e abriram fogo no meio da multidão

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 25 de dezembro de 2018 às 20:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/ CORREIO

Um tiroteio provocou corre-corre em um dos principais cartões postais de Salvador nesta terça-feira (25). Era final da tarde e muitas pessoas passeavam pelo Porto da Barra quando homens armados se desenterram e abriram fogo no meio da multidão. A polícia acredita que eles pertencem a facções criminosas rivais e que esse teria sido o motivo do confronto.

Uma baiana de acarajé, que pediu para não ser identificada, contou que estava cortando tomates quando ouviu os disparos. Com medo, ela se abaixou atrás do tabuleiro e aguardou até a chegada da polícia. Era por volta das 17h.

“Foram, pelo menos, quatro disparos. Estava de cabeça baixa quando começaram os tiros, quando ouvi o primeiro, levantei a cabeça e vi uma multidão correndo em direção a minha barraca e me joguei no chão. O Porto estava cheio de gente e foi uma correia. Muita gente gritando. Nunca tinha visto isso acontecer aqui”, contou. Confusão começou na saída da praia (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) A confusão começou na ponta da praia, na escada que fica próximo ao Forte de São Diogo, mas assim que houve os disparos a multidão correu na direção oposta. Policiais militares contaram que havia uma viatura na outra ponta da praia, em frente ao Forte de Santa Maria. Foi essa unidade quem atendeu primeiro a ocorrência.

“O reforço chegou em 12 minutos porque nossa Companhia fica aqui perto, houve perseguição, mas eles conseguiram fugir. Não é possível precisar quantos elementos participaram dessa ação, mas três deles foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes. Outro bandido foi baleado na perna, perseguido, mas conseguiu fugir em uma moto”, contou um dos PMs.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que acionou as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Geral do Estado (HGE), mas até às 19h nenhum homem baleado na perna havia dado entrada nas unidades de saúde. Policiais da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Barra) também estão fazendo buscas atrás dos bandidos.

Três homens foram abordados depois que a população informou para os policiais que eles faziam parte de um dos grupos que participou da confusão. O trio foi preso após os PMs encontrarem com eles pinos de cocaína. Moradores do Engenho Velho da Federação, os três foram conduzidos para Central de Flagrantes.

Apesar de vendedores ambulantes e banhistas se dizerem assustados com o que aconteceu, o clima voltou à normalidade no bairro cerca de 30 minutos após o ocorrido. Uma unidade móvel da Polícia Militar e uma viatura ficaram fixas no Porto, enquanto baianos e turistas passeavam pelo calçadão.