Trezentas árvores são plantadas ao longo da Avenida Suburbana

Projeto levará mais verde à via; ideia é formar corredor verde de 14 km

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 4 de maio de 2018 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Operários a serviço da Prefeitura em operação para colocar arbustos no meio da via (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Não adianta só desafogar o trânsito e facilitar a vida dos ciclistas. Só concreto e asfalto não resolve a vida de ninguém, muito menos se essa resolução envolver a questão ambiental. Para que essa necessidade de preservação seja mantida, um projeto da Prefeitura na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana, plantou 300 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica na manhã desta sexta-feira (4).

A responsável pelo plantio foi a Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), que deu conta de espalhar as plantas por boa parte de uma das vias mais movimentadas de Salvador. O trecho compreende o primeiro viaduto, no sentido Paripe, e a entrada do Parque São Bartolomeu, na Enseada do Cabrito, onde foram colocadas 100 mudas de ipês nas cores amarelo, branco e rosa, 33 sibipirunas, 32 paus-ferro, 35 aroeiras pimenteiras, além de 35 oitis, 35 jacarandás-da-bahia e 30 mudas da espécie pau-mulato.

[[galeria]]

Adultas, as árvores espalharão sombras nos dois sentidos da via, diminuindo a temperatura do local e dando alívio durante o dia aos transeuntes e ciclistas.

Substituídas Inclusive, já preocupados com a falta de verde no local, boa parte dos moradores do Subúrbio já havia plantado árvores ao longo de toda a avenida. Mas as mudas, em sua maioria, são inadequadas e serão retiradas para dar lugar aos novos plantios. 

"A escolha da Suburbana para o plantio não foi aleatória. Percebemos que apesar da obra melhorar a parte física, com a implantação da ciclovia, ela ainda precisava ser melhor arborizada. Já existem algumas árvores ao longo da via, mas são plantios irregulares. Agora vamos fazer um plantio adequado, priorizando mudas que dão mais sombras", explica o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural do Município, Uelber Reis.

[[publicidade]]

Plantio Voluntário A comerciante Antonieta dos Prazeres, 64 anos, só tinha boas intenções quando resolveu, por conta própria, pagar para alguém plantar e cuidar de cerca de 20 mudas espalhadas ao longo da avenida.

Ela não imaginava, no entanto, que as mudas da espécie Ficus Benjamina - ainda pequenas -, quando grandes, são um verdadeiro perigo. Suas fortes raízes crescem ao ponto de danificar todo o asfalto e a calçada, e também é comum tombarem com a força dos ventos. Antonieta promoveu plantio de árvores da espécie Ficus, que foram substituídas por questão de segurança (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Antonieta recebeu a notícia dos técnicos da Secis que as Ficus seriam retiradas, para dar espaço às novas árvores. Sem problemas, afinal, a comerciante sempre zelou pelo espaço e o que ela mais quer ver é o trecho verde."Sempre gostei de plantas e resolvi pagar para alguém espalhar as mudas. Queria ver o espaço mais verde, como mais árvores, para ficar mais bonito", conta. O titular da Secis, secretário André Fraga, lembrou também que as Ficus podem danificar o sistema de drenagem e outras estruturas subterrâneas. "Você tem raízes que crescem para o lado, perpendicularmente ou para baixo. Se você faz o plantio de árvores que crescem para o lado, elas não podem ser plantadas na calçada, por exemplo. O sistema de folhas também deve ser levado em consideração na hora do plantio", cita. "A amendoeira tem uma folha muito grande, que cai com muita frequência. Isso pode complicar, por exemplo, a drenagem da cidade. Se você tem árvores com a copa muita grande, pode colocar em risco as fiações, exigindo uma poda mais frequente, e um gasto a mais para o município", complementa Fraga.Ainde acordo com o secretário, a pasta está estudando o plantio em duas outras vias importantes da cidade. Os locais possuem características semelhantes à da Suburbana, adiantou Fraga. Para o plantio na Suburbana, foi feito dois estudos de solo no local para contastar a viabilidade. 

Plantio Foram abertas, ao longo da vida, covas ou berços de 50 cm de largura e 50 cm de profundidade dentro de um perímetro de 80 cm, onde as mudas foram plantadas.

Com as mudas foram colocados tutores, suportes de madeiras, que vão facilitar que a plante não caia ou cresça de forma irregular. "Como se fosse um guia da planta, protegendo de ventos e fortalecendo-a", explica o arquiteto Fabrício Patrício, da empresa Eco Irrigação e Jardins. 

Logo após serem fixadas ao solo, as mudas recebem uma camada de terra vegetal, polimeros para reter a água e uma biomanta para facilitar a absorção de nutrientes. As plantas receberão manutenção a cada seis meses. 

A ideia é que tenha 1,4 mil árvores ao longo dos 14 km de extensão da Suburbana, formando um corredor verde na região. No próximo dia 10 será realizada mais uma ação de plantio, em que 400 mudas serão colocadas.

*Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier