Tributo virtual celebra obra de Clementina de Jesus

entretenimento
18.07.2020, 09:00:00
Clementina de Jesus ganha tributo (Foto: Divulgação)

Tributo virtual celebra obra de Clementina de Jesus

Sambista morreu há 33 anos

Neste domingo (19) é dia de celebrar a sambista Clementina de Jesus, que morreu há 33 anos, quando tinha  86 anos. Apesar de ter sido descoberta tardiamente, a cantora deixou um vasto legado, que será relembrado no evento Xirê pra Quelé,  celebração encabeçada pela  cantora Juliana Ribeiro e pelo gestor cultural Chicco Assis.

Desde 2012, os dois  têm realizado a homenagem, que este ano  acontece em forma de tributo nas redes sociais, a partir das 11h , com participação já confirmadas de Aloísio Menezes, Dão, Denise Correia, Irma Ferreira, Lazzo Matumbi, Lia Chaves, Luan Almeida, Marilda Santana, Matilde Charles, Nara Couto, Rita Braz, Seu Verciah e Tonho Matéria. 

Enquanto o Xirê acontece, D. Clementina, que também era uma excelente cozinheira, será homenageada pela Culinária Musical do afrochef Jorge Wanshington, com uma moqueca de feijão. O prato, também conhecido como roupa velha, é um reaproveitamento das carnes da feijoada do dia anterior, com um toque especial de dendê.

Para encerrar o dia, às 20h, o projeto Cine Janela realiza exibição do documentário Clementina de Jesus: Rainha Quelé, dir. Werinton Kermes. Quem não estiver no Dois de Julho, poderá acompanhar a exibição pelo instagram do projeto @cine.janela. 

Além de ser um dos anfitriões das homenagens para Clementina, Chicco Assis também é um dos idealizadores do Cine Janela, no dois de julho. O gestor cultural recorda que “foi o documentário de Werinton que, em 2012, despertou em mim, em Juliana (Ribeiro) e em mais de 40 artistas, o desejo homenagear d. Clementina, de fazer com que a sua música, a sua voz e a sua memória permaneçam pulsantes e alcancem as gerações mais novas”. 

A cantora Juliana Ribeiro afirma que “cantar Clementina é vivenciar o que há de mais belo e forte na música brasileira.” E se emociona ao afirmar que “em tempos de pandemia, o canto de Quelé reforça o nosso pertencimento e a nossa alegria, renovando nossas esperanças para os dias vindouros!” 
O Xirê pra Clementina será transmitido ao vivo, em parceria com a Estandarte Produções, pelo  facebook Òrun Àiyé - (https://www.facebook.com/OrunFilme) e pelo canal oficial do youtube da cantora Juliana Ribeiro - (https://www.youtube.com/julianaribeirooficial).

ribeiro
A cantora Juliana Ribeiro apresenta o Xirê junto com Chicco Assis (Foto: Divulgação)


Programação

11h: Xirê pra Quelé - Juliana Ribeiro e Chicco Assis convidam:  Aloísio Menezes, Dão, Denise Correia, Irma Ferreira, Lazzo Matumbi, Lia Chaves, Luan Almeida, Marilda Santana, Matilde Charles, Nara Couto, Rita Braz, Seu Verciah, Tonho Matéria. Culinária Musical: o afrochef Jorge Washington prepara moqueca de feijão.
Transmissão ao vivo pelo canal do youtube Juliana Ribeiro - https://www.youtube.com/julianaribeirooficial  e pela página do facebook do filme Òrun Àiyé - https://www.facebook.com/OrunFilme/

20h: Cine Janela exibe Clementina de Jesus: Rainha Quelé, documentário dir. Werinton Kermes - Transmissão ao vivo pela página do instagram do Cine Janela @cine.janela

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas