Trilha para a festa junina em casa

Targino Gondim e Os Irmãos Macedo fazem lives para celebrar o São João

  • Foto do(a) author(a) Ana Pereira
  • Ana Pereira

Publicado em 19 de junho de 2021 às 07:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

Pode cozinhar o amendoim e abrir o licor, pois o forró está garantido no fim de semana com as apresentações do forrozeiro Targino Gondim e da banda Armandinho Dodô e Osmar, ambos neste sábado (19), às 20h. As apresentações acontecem ao vivo, com repertórios especiais para a ocasião e transmissão no YouTube.

O show de Targino, batizado de Sou o Forró,  integra a programação do Sesc nas Festas Juninas (youtube.com/SescBahiaOficial)  e quer resgatar, mesmo à distância, o calor de um bom arrasta-pé. Ele conta que vai misturar sucessos autorais como Esperando na Janela e Dance Forró Mais Eu com um passeio pelas obras de Gilberto Gil, Zec Baleiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner e Alceu Valença, entre outros. Targino também se apresenta no domingo, às 16h, desta vez em seu YouTube oficial e com um repertório inteiramente dedicado a Luiz Gonzaga, sua principal influência musical.    A família Macêdo dispensa apresentações, mesmo estando naturalmente associada ao Carnaval. Mas os irmãos  Armandinho, Betinho, Aroldo e André têm uma grande identificação com as festas juninos. Eles lançaram recentemente o álbum Folia Junina, com clássicos do Carnaval tocados em ritmos juninos, mesmo repertório que mostram na apresentação, que será transmitida em  youtube.com/user/armandinhododoeosmar.   ,  O vocalista da banda, André Macêdo, conta que há mais de 25 anos faz shows no São João de Salvador e interiores. O grupo lançou sua primeira música em homenagem aos festejos em 1984, Fogaréu, e teve a honra de no ano seguinte, 1985, ter a participação de Luiz Gonzaga em um show.  “Há algum tempo juntamos os ritmos carnavalesco e junino para brincar com os sons e fazer música, a música é inclusiva e permissiva. O músico não deve fazer distinção de ritmos e sem tomar o coração das pessoas”, diz André.  Forró de Luiz Gonzaga a Falamansa E para quem quer continuar na mesma pegada, vale conferir os novos trabalhos de Gilberto Gil e da paraibana Lucy Alves. Seu Gilberto, que completa 79 anos no dia 26, lançou discretamente o álbum São João em Araras – Ao vivo (Gegê Produções), que traz novas gravações para aquele mesmo repertório que ele cantou no CD/DVD Fé na Festa (2010). Não tem nada novo, mas sempre vale ouvir Gil cantando clássicos como o baião Respeita Januário,  O Xote das Meninas e a toada Asa Branca. Já Lucy Alves lançou nesta sexta (18) Embrasa, último dos seis singles do álbum Avisa, que vinha apresentando desde maio, só com regravações de canções da banda de forró Falamansa. Embrasa, única canção autoral do trabalho, é composta por Lucy Alves, Tato e Marcel, e foi gravada com o cantor da banda.  

Festa no Correio

Para animar os baianos que estão sentindo falta dos festejos juninos, cancelados pelo segundo ano consecutivo, o CORREIO traz o São João no Correio Ao Vivo. Vai ter conversa sobre a história e a gastronomia da festa, participação dos leitores e várias atrações musicais nos dias 22 e 24 de junho, às 18h30. Zelito Miranda, Adelmário Coelho, Leo Macedo da Estakazero e Fulô de Mandacaru são alguns dos confirmados nas transmissões, que acontecerão pelo Youtube, Instagram e Facebook do jornal.

“Esse é mais um São João afetado por esse clima pandêmico, de tantas dificuldades. Então, temos que nos aliar para produzir a positividade. A parceria com o CORREIO é muito bacana, porque é uma oportunidade de chegar a mais pessoas nessa data, tão importante e forte para o povo nordestino”, diz Zelito Miranda.

A editora-chefe do jornal, Linda Bezerra, explica que é esse o intuito da programação. “A ideia é justamente restabelecer um pouco da alegria”, diz.

O dia 22 é o Esquenta Junino, no qual Zelito se apresentará junto com Adelmário Coelho, Virgílio, Wado Marques, Verlando (do grupo Flor Serena) e Del Feliz. Já no dia 24, é a vez de Fulô de Mandacaru, Léo da Estakazero, Cicinho e Juli de Assis, Targino Gondim e Bete Nascimento.

“Este ano, além de música, estamos trazendo um pouco de história e gastronomia. No dia 22 é o Esquenta, no dia 24 é o do Arraiá Digital e é importante ressaltar que todo mundo pode participar do São João do Correio, enviando fotos os vídeos e vamos colocar nos nossos programas, gerando uma interação massa”, explica a gerente de marketing do CORREIO, Marta Sousa.

O São João no Correio conta com o apoio da Perini,  Mahalo, E Stúdio, ITS Brasil, Hotel Vila  da Praia e Blueartes.