Trilha sonora para ficar zen

Gravadoras apostam em playlists que ajudam a relaxar e no foco das atividades diárias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Otávio Zobaran / Divulgação

Não é novidade para ninguém que o yoga e a meditação se tornaram um aliado de muitas pessoas que procuram manter o bem-estar mental em tempos de pandemia. Ao vivo ou com aulas gravadas, a técnica se tornou uma ótima válvula de escape para gerar concentração e relaxamento. E é com esse intuito que a gravadora Warner Music Brasil lançou uma ação em parceria com Raissa Zoccal, professora de yoga e dona do canal no YouTube Yoga Mudra, que tem quase 700 mil inscritos. 

Para o canal da Warner Brasil, Raissa produziu cinco aulas especiais de yoga que tem, em média, nove minutos de duração. Os temas tratados pela professora são ansiedade, confiança, purificação e o próprio relaxamento. Tudo isso através de técnicas que trabalham o equilíbrio, flexibilidade e a confiança no próprio corpo. O intuito é que os usuários unam essas técnicas proporcionadas pelo yoga com músicas relaxantes selecionadas pela Warner. A ação faz parte do projeto Warner Music Entrou na Sala.  

As faixas estão disponíveis dentro de duas playlists: Pra Meditar e Pra Relaxar, que estão em streamings musicais como o Spotify e Deezer. Para quem quer acompanhar as instruções de Raissa na meditação, pode buscar compositores e instrumentistas europeus, como a irlandesa Enya e RYOPI, pianista francês. Os dois seguem um estilo música quase que 100% instrumental, apelando para instrumentos de cordas. 

Já para quem quer apenas curtir um momento de relaxamento, a opção Pra Relaxar  traz alguns nomes conhecidos do pop, como Ed Sheeran, Coldplay e Jason Mraz, além de brasileiros Zélia Duncan e Nando Reis. Independente do momento, a proposta é trazer composições mais românticas e lentas, que geralmente provocam sensação de conforto.   A professora de yoga Raissa Zoccal comanda as aulas virtuais de yoga (Foto: Reprodução / Rede social)  Sons da natureza A Sony Music também está apostando no filão, e lançou o projeto Músicas Para Relaxar, formado por 3 álbuns “para ajudar a diminuir a ansiedade e estresse, potencializados neste momento pela pandemia do coronavírus”. O projeto seguiu um estudo da gravadora, que identificou o aumento pela procura de músicas neste perfil. Todas as 50 faixas foram compostas pelo maestro Ricardo Itaborahy Soares, de Minas Gerais, usando sons reais da natureza com linhas melódicas para a composição de cada canção.

O primeiro álbum, que conta com 20 faixas, é todo em inglês e recebeu o nome de Meditate And Relax To The Sounds Of Nature. O segundo disco, Música Pra Dormir Relaxar e Meditar, traz 15 músicas. E o terceiro, Barulho da Natureza, reúne 15 canções. Este último, por exemplo, traz títulos como Esperança das Águas, Pássaros na Gruta, Maré Doce, Cachoeirinha e Belexa Natural. 

MPB repaginada Responsável pelo projeto da gravadora Universal, o multi-instrumentista paulista MAESTRO diz que o objetivo principal é buscar conforto.   Aos 36 anos, Rodrigo Petreca -  nome que prefere dispensar ao ser apresentado - conta que a música sempre esteve em sua vida, principalmente quando se fala de criação.“Desde sempre eu lembro de utilizar a tecnologia com a música, com meu computador produzindo canções para mim, e que depois comecei a trabalhar com isso”, lembra. O mais recente trabalho foi para uma outra grande gravadora, a Universal. A pandemia de MAESTRO está sendo  voltada para o desenvolvimento do projeto Relax Zen Brasil, que está no  segundo volume. A ideia é repaginar composições famosas da MPB, transformando-as em músicas ideias para a prática do yoga e de concentração. 

Juntando os dois lançamentos - o primeiro feito em maio -  são 12 canções, a exemplo de Águas de Março, de Tom Jobim, Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas, e Por Enquanto, de Cássia Eller. Os baianos Caetano Velloso e João Gilberto também estão no setlist, representados pela nova versão de Desafinado.

E para quem pensa que transformar canções existente em trilhas relaxantes basta reduzir a velocidade e retirar alguns instrumentos está enganado. Aliás, MAESTRO teve o árduo trabalho de introduzir novos elementos nas composições. “Eu deixei a melodia original, não mexi em nada. O que eu fiz foi trabalhar no entorno delas”, explica. MAESTRO é mineiro, mas foi criado em São Paulo, onde entrou no ramo de produção musical (Foto: Otávio Zobaran / Divulgação)   O principal desafio do produtor em repaginar essas composições está na variação da intensidade musical. Segundo ele, as composições seguem um ritmo de tensão e relaxamento, separadas pela introdução, refrão e por aí vai. “A grande diferença é que essas músicas para o yoga e para relaxamento são contínuas, não têm a variação de tom, então tive de colocar elementos para que elas soassem mais fluidas” diz.

Para que as canções se adequassem ao tempo de concentração da maioria de nós, o instrumentista reduziu a velocidades de todas os músicas, o que transformou composições com três minutos em músicas com quase seis. Em sua opinião, é preciso que o contato com o produto final dê tempo do ouvinte ficar “introspectivo”. As playlists estão disponíveis nas principais plataformas de streaming (Foto: Reprodução) Trabalho solo MAESTRO ficou responsável desde a gravação de cada instrumento até a mixagem de todos os sons. A única etapa que buscou outro profissional foi para a masterização final. O processo, que vem fazendo desde abril, foi tão intenso que impactou diretamente no seu dia a dia.

“Eu ficava das 10h às 22h me envolvendo com as canções todos os dias, por isso aprendi a fazer todos esses passos da produção. A meditação já parte da minha rotina mas com esse trabalho eu ficava o tempo todo muito calmo, zen total. Mexeu com meu lifestyle”, relata MAESTRO, lembrando dos momentos que ouvia cada canção original cerca de 30 vezes seguidas, para entender seus elementos. 

Ele finaliza dizendo que para além da função primordial do trabalho, o Relax Zen Brasil pode atingir outras áreas que não a prática do yoga. “Vejo que muita gente usa para o trabalho, para ter foco em suas atividades diárias”, comenta. “Toda música é uma terapia. É o que eleva a alma, o espírito, e ajuda na vida”. Bom, se durante o processo de produção ele ficou relaxado, sinal que funciona, não é mesmo?

Acesse as playlistsWarner Music Para Relaxar: https://lnk.to/prarelaxar Warner Music Para Meditar: https://open.spotify.com/playlist/5qTakhJXsebddYPSQjXjSo Relax Zen Brasil Vol. 1 com MAESTRO: https://umusicbrazil.lnk.to/RelaxZenBrasilVol1 Relax Zen Brasil Vol. 2 com MAESTRO: https://umusicbrazil.lnk.to/RelaxZenBrasilVol2 Sony Music para Dormir, Relaxar e Meditar: https://SMB.lnk.to/MusicasParaDormirRelaxarEMeditar Sony Music para Barulhos Na Natureza: https://SMB.lnk.to/BarulhosNaNatureza 

*com orientação da editora Ana Cristina Pereira