Trilhas: surfando no caos

trilhas
07.03.2015, 04:35:00

Trilhas: surfando no caos

O Brasil está um Sindicato com puxadinho nos fundos pra abrigar o Povo. No puxadinho, como em qualquer puxadinho, a goteira do telhado pinga nimim, não sai água das torneiras, a luz, quando vence os apagões, chega pela hora da morte, as gôndolas dos supermercados inspiram gritos de Munch, os serviços públicos são péssimos e os serviços privados de concessão pública são péssimos e caros. A diretoria do Sindicato vive, eternamente, momentos difíceis, mas não desgruda do osso nem desce do salto. Agora, quer convencer o puxadinho de que se os ladrões aliados forem punidos, o Sindicato fecha. Ou que toda essa inacreditável roubalheira, essa monstruosa roubalheira institucionalizada aqui, ali, acolá, só existe porque a Diretoria anterior não puniu os ladrões, e eles se instalaram na base do capilé.  

Mas ficou difícil acreditar que a decência atual dependeria de uma decisão anterior que acabasse com a roubalheira, mesmo porque um departamento novo foi eleito pra acabar com ela, para estancar a pilhagem, e caiu de boca no melaço. O chefe do departamento cultural do Sindicato, instalado no Ministério, que parece que só sabe, mesmo, organizar Festivais de Porrinhas e Dominó, predileções da Diretoria no Poder, eventualmente é convocado pra desviar a atenção dos pensadores e criadores do país com mais uma reunião pra denunciar a Lei Rouanet e aprimorar os Direitos Autorais. Que lei? Que Rouanet? Está tudo acabado. O marketing não tem mais discurso. Vai repetir que a oposição quer privatizar o patrimônio dos brasileiros? Vai repetir que a oposição vai mexer no direito dos trabalhadores? Vai repetir que a oposição vai tirar a comida do prato do Povo do puxadinho? Pra quem, Almerinda?

O Povo do puxadinho está de saco cheio com essa gentalha de paletó e gravata dizendo bobagens todo o tempo e se acusando, reciprocamente, de ladrões. Esse espetáculo encenado nas CPIs com festivais de pizza já deu o que tinha que dar. – Vossas Excelências todas, dos três poderes, não servem pra nada! Ouve-se o puxadinho murmurar. Alto. Existem exceções aqui e ali. Poucas. O puxadinho murmura. Mas a roubalheira é muito grande. E o puxadinho trabalha incessantemente pra sustentar o Sindicato. A quantidade de impostos que o puxadinho paga pra que a Saúde, que não funciona, funcione, pra que a Educação, que é ruim, seja boa, pra que a Cultura, que está no Festival de Dominó, seja democrática e criativa, é escorchante, como no período colonial. A grande maioria que ocupa o puxadinho está, ainda, dentro da Colônia, tentando sobreviver à “derrama”.

Uma parte do puxadinho chegou na República, mas não escapa da Derrama. O IR está na porta querendo devolver menos, legalmente, do que tomou. Isso é crime. ‘Pra que pagar tanto imposto?’ perguntam os que entendem que esse dinheiro que é tomado todos os dias é enterrado na corrupção, no desperdício, na incompetência e na absoluta incapacidade gerencial. Mas os péssimos gerentes continuam surfando no caos. E nada encosta no líder do Sindicato que saiu da miséria e ficou milionário fazendo palestras de “Menas, Brasil, menos”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais