Trio invade escola em Cajazeiras para roubar alunos e professores

Segundo PM, suspeitos pularam muro. No entanto, testemunhas contaram que eles fizeram um buraco para entrar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2019 às 13:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: O colégio ficou de portas fechadas na tarde desta quinta (28) (Foto: Yasmin Garrido/CORREIO)

Três homens encapuzados invadiram o Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras IV, na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Militar, os três suspeitos pularam o muro da escola, invadiram três salas de aula e roubaram alunos e professores. 

Pelo menos um dos suspeitos estava armado. Testemunhas contaram ao CORREIO, contudo, que os assaltantes entraram na escola por meio de um buraco feito em um dos muros do fundo da instituição. Os próprios suspeitos teriam feito a passagem. "Todos os dias, homens de moto fazem arrastão nos pontos de ônibus da região”, contou um comerciante que não quis se identificar.Dono de um estabelecimento na rua do colégio, ele disse que todas as lojas e bares da região têm grades, por conta da insegurança. 

Como o Caminho 1, rua onde fica a escola, é uma via sem saída, o comerciante explicou qualquer pessoa “estranha” ao bairro que aparece já desperta a atenção dos donos de estabelecimento. Eles já se posicionam para fechar as grades. “O que salva a gente é que, em caso de assalto, eles não têm como fugir. Na situação do colégio, eles entraram por trás, pelo buraco. Aí, conseguiram escapar". Criminosos entraram na escola após fazer um buraco na parede (Foto: Reprodução) De acordo com o comerciante, essa é a terceira vez que a escola é assaltada. “No momento da invasão (desta quinta), como os homens estavam armados, os alunos saíram correndo e pedindo ajuda aos moradores e comércio da rua. Eles estavam assustados”, completou. 

Segundo informações da 13ª Delegacia (Cajazeiras), que investiga o caso, os suspeitos levaram celulares de alunos e funcionários. Um policial da unidade contou que, em um dos roubos anteriores, os suspeitos armaram uma estrutura de madeira e conseguiram pular o muro, que é muito alto. Desta vez, eles fizeram um buraco no muro e entraram pelos fundos do colégio.

Policiamento reforçado Em nota, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou que não houve tiroteio dentro da instituição. Logo após a entrada dos suspeitos, a direção da escola acionou a PM, a Ronda Escolar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender os estudantes. “Uma equipe da Secretaria se dirigiu à escola para acompanhar o caso e uma reunião será realizada com o comando da Ronda Escolar para definir o reforço da segurança no entorno do colégio”, completou o órgão, através da assessoria. 

Além disso, a coordenação de infraestrutura da SEC foi encaminhada à escola para verificar o buraco feito pelos assaltantes para fechar o muro. 

Segundo o Departamento de Comunicação Social (DCS) da PM, a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras) e a Operação Escolar foram acionadas para atender a ocorrência. Os policiais chegaram a fazer buscas em um matagal que fica atrás do colégio, mas ninguém foi localizado. 

A PM informou, ainda, que o policiamento será reforçado na região. A corporação afirmou que “3ª CIPM já realiza rondas e abordagens preventivas, inclusive com PMs a pé no entorno da escola, além de contar com a constante presença de viaturas da Ronda Escolar”.