Um tripulante filipino, 45 anos, de um navio vindo da África, que atracou no Porto de Aratu, está internado em Salvador com sintomas de malária. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o material foi recolhido e examinado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e a doença já foi confirmada.
O paciente está em tratamento em um hospital particular e seu estado de saúde não foi divulgado. Ainda de acordo com a Sesab, o tripulante já veio doente e não há casos da doença registrado na Bahia. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, por meio de nota, que o tripulante desembarcou no último domingo (2) na cidade, já com sintomas de febre alta e cefaleia.
O navio, de bandeira holandesa, está na área de fundeio esperando abastecimento de combustível para seguir viagem. A agência disse ao CORREIO que não havia outras pessoas à bordo com sintomas e que a situação está controlada.
Ainda de acordo com a Anvisa, está sendo realizada uma inspeção no navio hoje, onde também haverá uma desinsetização, avaliação de saúde dos demais tripulantes, aplicação do teste de gota espessa (exame específico para detectar malária) e outros que sejam necessários.