Trump anuncia que irá suspender a imigração para os EUA temporariamente

Medida visa controlar o coronavírus e proteger o emprego dos americanos

Publicado em 21 de abril de 2020 às 09:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (20), em seu Twitter que irá suspender temporariamente a imigração ao país por conta da pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

Na mensagem publicada, Trump disse que os EUA enfrentam um "inimigo invisível" e que o país precisa proteger os empregos — a taxa de desemprego entre norte-americanos explodiu no último mês por causa da pandemia.

"À luz do ataque do Inimigo Invisível e também pela necessidade de proteger os empregos dos nossos grandes cidadãos americanos, eu vou assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração aos Estados Unidos", escreveu.

Apesar do anúncio, Trump ainda não detalhou como vai funcionar a suspensão e até quando ela estará em vigor.

Atualmente, os EUA são o mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira, o número de mortos ultrapassou os 42 mil.

Defesa ao isolamento Em entrevista nesta segunda-feira, Trump voltou a defender as medidas de distanciamento social. Apesar de também pedir um retorno gradual às atividades, o presidente reconheceu a necessidade do respeito às orientações dos órgãos de saúde dos EUA.

"Neste período, os norte-americanos devem manter uma rigorosa vigilância e continuar com higiene cuidadosa, distanciamento social e outras medidas protetivas que estabelecemos", disse.