Trump diz que vai anunciar em poucos dias sua decisão sobre Acordo de Paris

Na campanha eleitoral, Trump já havia sinalizado abandonar o acordo e dizia que o aquecimento global "era uma farsa" e uma "teoria inventada"

  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Agência Brasil

Publicado em 31 de maio de 2017 às 12:04

- Atualizado há um ano

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (31), em seu Twitter, que divulgará sua decisão final acerca do Acordo de Paris ainda esta semana. "Eu vou anunciar minha decisão final sobre o Acordo de Paris em poucos dias", escreveu.

A declaração foi divulgada após a publicação de notícias na imprensa americana sobre sua decisão de retirar o país do acordo. "Faça a América grande de novo", postou, repetindo seu slogan de campanha. A acordo Paris é um instrumento costurado pela ONU para combater as mudanças climáticas que afetam todo o planeta.

A Casa Branca ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema, mas as redes de notícias americanas, ABS, CBS, CNN e FOX repercutiram a informação, inicialmente obtida pelo site de notícias "Axios", por meio de uma fonte do governo cuja identidade não foi revelada. No Twitter, Trump escreveu, após a publicação das notícias sobre sua decisão. 

Dois funcionários confirmaram a informação à CNN. A decisão de Trump sobre manter ou não os Estados Unidos no Acordo de Paris é aguardada pela comunidade internacional, sobretudo o G7, grupo dos países mais ricos do mundo, que na semana passada terminaram a cúpula feita na Sicília, Itália, sem consenso.Na campanha eleitoral, Trump já havia sinalizado abandonar o acordo e dizia que o aquecimento global "era uma farsa" e uma "teoria inventada" (Foto: AFP)O tema também estremeceu as relações entre Estados Unidos e Alemanha. A chanceler Angela Merkel criticou duramente a postura de Trump durante a cúpula, que colocaram os Estados Unidos como o único país entre os sete a não se posicionar à favor da manutenção do acordo para clima.

Na campanha eleitoral, Trump já havia sinalizado abandonar o acordo e após assumir assinou ordens executivas que eliminaram restrições para a produção energética que foram estabelecidas no país com base nos critérios de sustentabilidade e energia limpa definidos pelo Acordo de Paris.

Antes de ser eleito, Trump dizia que o aquecimento global "era uma farsa" e uma "teoria inventada".  Para ele, os termos do acordo faziam os EUA gerar menos empregos para seus cidadãos.

Ao sair da cúpula do G-7, Trump disse que revisaria a permanência dos Estados Unidos e que tomaria uma decisão ainda esta semana sobre o tema. 

O acordo de Paris foi assinado por 195 países, e a negociação demorou a entrar em consenso durante décadas, especialmente por causa dos Estados Unidos e da China. Mas antes da assinatura do acordo em 2015, os dois países se adequaram internamente para buscar os objetivos estabelecidos.

A proposta visa alterar o formato desenvolvimentista e diminuir a emissão de gases na atmosfera, bem como a produção de combustíveis fosseis para tentar amenizar o impacto do aumento da temperatura global. A meta é reduzir o aumento da temperatura de 2 °C para 1,5 °C até 2100.

Com Informações da Agência Brasil.