Trump e Kim Jong-un chegam a Singapura para encontro

Reunião histórica entre o presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte está prevista para acontecer amanhã

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2018 às 00:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou primeiro a Singapura, por volta das 15h no horário local (4h em Brasília), dois dias antes do encontro histórico com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para acontecer amanhã. Às 20h20 (9h20 em Brasília) foi a vez do presidente norte-americano pousar na cidade-estado do sudeste asiático, depois de deixar o Canadá, onde participou da Cúpula do G7.

Não está claro, até o momento, que tipo de decisão pode resultar da reunião de amanhã. Pyongyang diz estar disposto a deixar de lado seu arsenal nuclear se os EUA derem garantias de segurança e outros benefícios. Muitos analistas consideram esta hipótese improvável, em virtude dos esforços feitos por Kim para construir seu programa.

Outra possibilidade é que as duas lideranças discutam sobre um acordo para acabar com a Guerra da Coreia, em substituição ao armistício assinado em 1953. Apesar de os combates da guerra terem terminado naquele ano, tecnicamente o conflito continua porque ao invés de um tratado de paz, oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), Coreia do Norte e China, liderados pelos EUA, assinaram o armistício.

Donald Trump disse no sábado (9) que qualquer acordo com o líder norte-coreano será “no impulso do momento”. “Eu tenho um objetivo claro, mas tenho que dizer - será algo que será sempre no impulso do momento”, disse Trump em coletiva na Cúpula do G7.