Trump permite a maior redução de áreas protegidas da história dos EUA

Mais de 9 mil quilômetros quadrados em Utah vão perder status de reserva protegida; Ambientalistas e povos indígenas entram na Justiça

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 10:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: Trump)

O presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump, anunciou na segunda-feira (05/12) a maior redução de reservas protegidas da história dos Estados Unidos ao determinar o corte de mais de 9,2 mil km² de duas áreas ambientais em Utah, o que corresponde a quase metade da área de proteção no estado. A informação consta em reportagem publicada pela agência alemã Deutsche Welle. Ainda segundo a agência, a medida foi duramente criticada por ambientalistas e elogiada por políticos conservadores."Vim para Utah para adotar uma medida histórica de reverter o excesso federal e restaurar os direitos dos cidadãos sobre essa terra", disse Trump em Salt Lake City.A extensa área de proteção criada pelo ex-presidente Barack Obama em Bears Ears em 2016 foi reduzida em cerca de 85%. O território protegido de Grand Staircase-Escalante, um parque protegido em 1996 pelo ex-presidente Bill Clinton, diminuiu quase 46%.

Ambas são monumentos nacionais, nome dado a áreas terrestres ou marinhas de proteção que podem ser criadas por meio de ordem presidencial, sem a necessidade de aprovação do Congresso, como ocorre no caso dos parques nacionais, segundo a chamada Lei de Antiguidades de 1906.

Trump avalia que Obama e Clinton abusaram dessa lei em prejuízo dos habitantes de Utah. "Esses abusos da lei deram um enorme poder a burocratas em terras distantes, às custas do povo que verdadeiramente vive e trabalha aqui", disse o presidente. "Algumas pessoas acham que os recursos naturais de Utah deveriam ser controlados por um punhado de burocratas muito distantes, localizados em Washington. Sabe de uma coisa? Eles estão errados", afirmou Trump, de cordo com a agência.

A intenção de Washington é facilitar o uso público de estradas nesses locais, além de promover a "caça e a pesca saudáveis", afirmou o secretário americano do Interior, Ryan Zinke.

Organizações ambientais criticaram a medida. O Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, o Centro para a Diversidade Biológica, o Sierra Club e outros grupos entraram com processos na Justiça para tentar impedir a redução das áreas de proteção em Utah. As cinco tribos que pressionaram o governo de Obama para conseguir a proteção federal de Bears Ears também entraram com processos na Justiça contra o governo federal.

Já os políticos republicanos que se opuseram à decisão de Obama em Bears Ears festejaram a medida. "O presidente Trump nos ouviu. Não somos um estado menor", afirmou o republicano Greg Hughes, líder da Câmara dos Representantes de Utah.