Tudo o que você precisa saber sobre o lançamento da 4ª temporada de PSI

Produção brasileira já foi indicada ao Emmy Internacional três vezes

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 24 de março de 2019 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A produção que levou o Brasil ao Emmy internacional três vezes, com indicações nas categorias melhor série dramática e melhor ator e, mais recentemente, na categoria de melhor atriz, chega à sua quarta temporada. Escrita e dirigida pelo psicanalista e dramaturgo Contardo Calligaris, a produção da HBO Latin America estreia neste domingo (24), às 21h, no canal HBO e na HBO GO simultaneamente. 

Psi explora o comportamento humano à medida que acompanha a rotina de consultório de Carlo Antonini, psicanalista vivido por Emílio de Mello. Após superar uma crise existencial e receber o diagnóstico de um possível câncer, o psicanalista continuará a se dedicar aos atendimentos em sua clínica particular e a uma ONG onde presta serviços ao lado de Maria Clara (Liliana De Castro) no Abrigo. E como não poderia ser diferente, Carlo continuará a se envolver com algumas histórias confidenciadas pelos pacientes tentando dar um empurrãozinho para que as coisas se resolvam. 

Foi vivendo Carlo, seu primeiro protagonista na TV, que Emílio de Mello recebeu sua primeira indicação ao Emmy Internacional, em 2015. “Este papel me rendeu uma indicação Emmy Internacional e isso é muito bacana. Porém, mais bacana do que isso, é a oportunidade de interpretar um personagem com esse nível de complexidade como Carlos Antonini. Eu acho que ele é um herói, um herói peculiar que dedica sua vida a ajudar aos outros. Estamos na quarta temporada, são seis anos de envolvimento nesse projeto e acho que por todos esses fatores, é o trabalho mais importante da minha carreira”, avalia o ator.  

A nova etapa da trama aborda a paranoia em suas diversas formas. Com dez episódios, Carlo cruzará com cinco histórias diferentes sobre paranoia que envolvem ciúme patológico, delírios, desconfiança, síndrome de perseguição coletiva e até hipocondria. Segundo Calligaris, a paranoia é algo muito presente no convívio humano.“A gente só explica o cotidiano a partir dos inimigos que tem, ou que aparenta ter ou que imagina ter. [...] Por isso, pensar de maneira paranoica é o que é atualidade no mundo inteiro. E o Brasil realmente não desmente isso.  é o que a realidade mais nos fala, neste momento”, revela o psicanalista.O diretor ainda revela que a maioria dos casos tratados ao longo dos 33 episódios de Psi são em sua maioria inspirados na sua vivência como psicanalista. “Às vezes, as pessoas até me questionam sobre a veracidade quando alguns casos da série são muito estranhos e normalmente estes são os casos mais fiéis ao comportamento apresentado em consultório”, diz. 

Calligaris afirma que há casos muito raros, como a síndrome de Truman, que recebe este nome porque surge nos EUA após o lançamento do Filme O Show de Truman (1998). O indivíduo que sofre desta síndrome tem a impressão de que sua vida é um grande reality show. 

Esta é uma das paranoias que serão tratadas nesta quarta temporada.  “Eu me baseei em alguns artigos sobre o assunto. No entanto, tive alguns pacientes que não têm essa síndrome em especial, mas têm uma espécie de paranoia com câmeras. Inclusive alguns deles até já arrumou briga com em uma balada, porque uma pessoa pegou um celular enquanto ele dançava e teve a impressão de estar sendo gravado”, conta. 

A nova etapa é marcada também pela volta de Malu, uma jovem em situação de rua, que retorna à série para resolver pendências de sua vida, o que deve lhe dar mais destaque na trama. A atriz Renata Becker deu até um leve spoiler sobre o que deve ocorrer com sua personagem nesta temporada: “Ela irá repensar a condição dela de moradora de rua, por uma situação que acontece que não posso contar agora, mas quem assistir pode descobrir. Ao repensar essa situação, ela mudar um pouco essa decisão dela, e pede ajuda pro Carlo.  Depois disso, uma das coisas mais importantes que acontece é o retorno dela para a comunidade, para a família dela e um acerto de contas com o passado”, adianta. 

 HBO Latin America  O CEO do HBO Latin America, Roberto Rios, adianta que 2019 será um ano muito movimentado na programação do canal por assinatura. 

“Aqui no Brasil, estamos muito ocupados com o lançamento da 4 temporada de Psi. Porém, estamos em processo de pós-produção de Pico da Neblina, uma série de Quico Meirelles e seu pai, Fernando Meirelles [diretor de Cidade de Deus/2002], que se passa em um futuro possível em que a maconha seria legalizada.”

Ele ainda cita a comédia Hard, que tem Natália Lage como protagonista e conta a história de uma mulher que herda a produtora pornô do marido. Mesmo sem experiência, ela terá que tocar o negócio.

*Com orientação do editor Roberto Midlej